Campo
Seagro prepara nova etapa do Programa de Melhoramento Genético de Rebanhos
Imagem da notícia

Pequenos produtores tocantinenses serão beneficiados com nova etapa do Projeto de Melhoramento Genético de Rebanhos, oferecido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). Nos últimos meses de 2013, deverão ser realizadas três fases do projeto, sendo que a primeira acontecerá entre os dias 04 e 09 de novembro, beneficiando cerca de 450 produtores de cinco municípios das regiões Central e Sul do Tocantins.

De acordo com o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, o projeto de melhoramento genético é uma importante ação para melhorar a qualidade do rebanho tocantinense e aumentar a produção leiteira, uma vez que a maior parte dos procedimentos são realizados no gado leiteiro. “Esse projeto beneficia, principalmente, os pequenos produtores e assentados sem condições financeiras para aplicar tecnologia em seu rebanho”, acrescentou Café.

A médica veterinária da Seagro Arlete Mascarenhas, explica que o projeto de melhoramento genético custeia a maior parte dos gastos do procedimento, como mão de obra qualificada e técnica para a inseminação. A cargo do produtor, fica apenas a aquisição do sêmen – com custo médio de R$ 20, por cabeça. Além de financiar o exame de brucelose no animal.

Programação

Na segunda-feira, dia 04, pela manhã, serão realizados procedimentos de melhoramento genético em cerca de 30 bovinos no município de Santa Tereza do Tocantins, a 41 km de Palmas. À tarde, serão realizados outros 30 procedimentos em Porto Nacional, a 52 km da Capital.

No segundo dia, 05, os técnicos farão cerca de 50 procedimentos em bovinos, no município de Santa Rosa, a 140 km de Palmas. No dia 06, a van do projeto estará na Escola Agrícola do município de Natividade, a 200 km da Capital, onde serão realizados cerca de 30 procedimentos.

Entre os dias 7 e 8 de novembro, os técnicos estarão no município de Palmeirópolis, a 458 km de Palmas, para realizar cerca de 300 procedimentos de melhoramento genético.

Fases

Nas outras etapas deverão ser atendidos ainda em 2013, pequenos produtores das regiões Norte e Centro-oeste do Tocantins. O Projeto de Melhoramento Genético de Rebanhos é realizado pela Seagro, desde o ano de 2005, beneficiando produtores de todas as regiões do Estado. (Ascom /Seagro)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...