Estado
Comissão da OAB visita obra da primeira Unidade Prisional do Complexo Serra do Carmo
Imagem da notícia

Nesta ultima sexta-feira, 17, os membros da Comissão do Sistema Penitenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), visitaram o terreno destinado à construção da primeira unidade do Complexo Prisional Serra do Carmo, às margens da TO-020, entre as cidades de Palmas e Aparecida do Rio Negro. A convite e acompanhados pelo secretário de defesa social, Nilomar dos Santos Farias, e pela secretária executiva, Paula Moura, a presidente da comissão Ester Nogueira, e os advogados André Vanderlei Cavalcanti Guedes e Carlos Antonio do Nascimento caminharam pelo terreno e conheceram de perto detalhes do projeto, que iniciará as obras ainda neste trimestre.

A unidade prisional terá 7.709 metros de área construída, distribuídas em 20 módulos, dispostos de forma a beneficiar o fluxo de presos, agentes e demais profissionais que circulam no estabelecimento penal. O projeto obedece a NBR 9050/2004 que regulamenta os parâmetros de acessibilidade ao preso e visitante, possuindo espaços reservados para vivência, convivência, assistência e educação.

A obra poderá abrigar futuramente uma unidade feminina. O projeto prevê seis pavilhões com 25 celas cada um, ambientes especiais para visita íntima, áreas de lazer, salas de aula, salas de informática, módulo de saúde com enfermaria e consultório odontológico, módulo de tratamento para dependentes químicos, áreas voltadas ao atendimento jurídico, alas administrativas, estacionamentos, entre outros. A obra está orçada em R$ 17 milhões, verba do governo federal, com contrapartida de 1% do Estado. "Ao Estado coube à limpeza do terreno e os serviços de terraplanagem, entregando à empresa vencedora da licitação o local pronto para o início da obra, que começará no próximo mês", destacou o assessor de planejamento da Secretaria de Defesa Social, Marcelo Diniz.

Em todo o sistema prisional do Tocantins são abrigados atualmente 2894 presos, entre provisórios e condenados. As 42 unidades prisionais tem capacidade de 2150 vagas. Na ocasião, o secretário de defesa social explicou à comissão que outras obras com capacidade semelhante foram postuladas ao governo federal. "Aqui, nesta obra, colocaremos os detentos condenados, o que aliviará consideravelmente a situação. Esse projeto é um novo modelo proposto pelo governo federal, com unidades pensadas totalmente na educação e ressocialização dos internos. Com essa unidade já em andamento em Palmas, e mais uma do mesmo porte já aprovada pelo Ministério da Justiça para Araguaína, totaliza mais 1200 vagas, que resolverão com sobra a necessidade de vagas no Tocantins", explicou Nilomar dos Santos Farias.

Na visita, os membros da comissão da OAB analisaram detalhadamente o projeto e receberam cópias das plantas e memorial descritivo. "A melhora virá com toda certeza com este projeto que já começará a ser construído. Temos aqui uma população inferior a três mil presos e com essas 600 vagas haverá realmente uma melhoria de mais de 100% no sistema carcerário do Tocantins", finalizou a presidente da comissão, Ester Nogueira.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

André Vanderlei Cavalcanti Guedes

Carlos Antonio do Nascimento

Complexo Prisional Serra do Carmo

Ester Nogueira

Nilomar dos Santos Farias

OAB

Paula Moura

Sistema Penitenciário

TO-020