Meio Ambiente
Conservação do Jalapão contará com o apoio de mais quatro marruás em combate as queimadas da região
Imagem da notícia

Neste ano, as unidades de conservação do Jalapão contarão com apoio de mais quatro marruás para combater as queimadas da região. Cerca de R$ 800 mil foram investidos na aquisição dos veículos, com recursos do projeto Cerrado-Jalapão, realizado pela cooperação Brasil-Alemanha, com a parceria do Governo do Tocantins.

Os marruás são jipes robustos, apropriados para o transporte de brigadistas e equipamentos, mesmo em áreas de difícil acesso. Originalmente desenvolvido como utilitário militar, esse tipo de veículo se tornou alternativa bastante viável para integrar forças-tarefas de combate ao fogo.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Tadeu, comemorou a aquisição. “Com a utilização dos marruás, as operações de combate às queimadas ficam mais eficientes. Claro que também é necessário dispor de brigadistas bem preparados e equipamentos adequados”, afirmou.

Com os novos veículos, a região do Jalapão passa agora a contar com seis jipes marruás. Os outros dois foram adquiridos em 2013, pelo projeto GEF - Cerrado Sustentável, com recursos do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial), através do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês).

Operação

Os novos veículos entrarão em operação a partir de maio, quando cerca de 120 brigadistas darão início às atividades de prevenção em todo o Tocantins. No caso específico do Jalapão, os novos marruás atenderão prioritariamente as quatro unidades de conservação contempladas pelo projeto Cerrado-Jalapão: Estações Ecológica Serra Geral, Estação Ecológica Uruçuí-Una, Parque Nacional do Araguaia e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Projeto

O Projeto de Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado, ou Projeto Cerrado-Jalapão , visa beneficiar diretamente as unidades de conservação do Corredor Ecológico da região do Jalapão e municípios localizados no entorno dessas unidades. A iniciativa é realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com cooperação técnica e financeira da Alemanha, através do Banco Mundial da Alemanha (KfW) e da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).

O Governo do Tocantins matem parceria com o MMA para realização do projeto, através da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Instituto para o Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). (Ascom/Semades)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...