Meio Ambiente
Instituições definem plano de ações para calcular emissão de gases
Foto: Fernando Alves
Representantes de dez instituições trabalharam na formatação de uma metodologia conjunta | Fernando Alves
Representantes de dez instituições trabalharam na formatação de uma metodologia conjunta

Durante dois dias técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), da Agência de Cooperação Técnica da Alemanha (Giz) e outras oito instituições estiveram reunidos discutindo uma proposta de monitoramento de desmatamento e cálculo de emissões de gases do efeito estufa no cerrado. A ação faz parte do Projeto de Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais, conhecido como Projeto Cerrado-Jalapão

Durante as discussões, foi definido um plano de ações onde estão previstas atividades, instituições responsáveis, informações pendentes e prazo para execução. “A nossa parte é reunir os dados disponíveis e todas essas informações para a consultoria alemã. Temos um prazo até novembro desse ano, pois será preciso levar em consideração o período de chuva e de estiagem”, esclarece Rubens Brito, diretor de Meio Ambiente da Semades. 

Ainda segundo Brito, o produto final da consultoria será um software que vai fazer o monitoramento da vegetação e cálculo das emissões. O instrumento será testado na em uma área-piloto e se obtiver êxito, será utilizado em todo o Estado do Tocantins. 

O representante da GIZ no Brasil, Philipp Buss, considerou importante reunir o conhecimento produzido por diferentes instituições do Tocantins e da Alemanha. “O desafio agora é unir todos esses dados. Temos instituições que trabalham mais com pesquisa de campo e outras que fazem o sensoriamento remoto, então é preciso afinar uma metodologia conjunta. Com isso teremos condições de entregar os produtos esperados”, destaca. 

Parcerias 

Participaram da atividade representantes das empresas alemãs Zebris/RSS, e técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Planejamento (Seplan), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).(Ascom Semades)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...