Esporte
Mais de 150 atletas representarão o Estado em jogos nacionais
Foto: Lucas Nascimento
Atleta do salto em distância durante primeiro dia de competições finais do Jets 2014 | Lucas Nascimento
Atleta do salto em distância durante primeiro dia de competições finais do Jets 2014

Foram dois finais de semanas seguidos de competições, tanto em modalidades individuais quanto nas coletivas para a categoria 12 a 14 anos. Agora, após o término da fase estadual da 24ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), os mais de 150 atletas de cada uma delas foram definidos assim como os alunos-atletas que representarão o estado nos Jogos Escolares da Juventude (Jejuve), a serem disputados em Londrina, Paraná, entre os dias 4 e 13 de setembro. Durante a edição de 2014 da principal competição esportiva interescolar do Tocantins, foram disputadas provas em 12 modalidades nas categorias masculino e feminino.

Para a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, os jogos têm como objetivo integrar as unidades escolares tocantinenses e incentivar a prática esportiva no ambiente escolar. “Os Jogos não são apenas voltados para a revelação de talentos esportivos, eles favorecem a formação cidadã dos alunos, que convivem com colegas de outras regiões e aprendem sobre culturas diferentes, sobre bons valores que vão torná-los cidadãos do bem”, disse.

Já a subsecretária de Educação Básica da Seduc, Jucylene Borba, destacou a importância da troca de experiências entre os alunos de todo o Estado. “Tão importante quanto a descoberta de talentos é a promoção da interação entre os alunos, a troca cultural entre eles e outros benefícios para o corpo e a mente, como o distanciamento de problemas sociais, como as drogas”, completou.

Competições individuais

As competições individuais foram realizadas entre os dias 14 e 15, e classificaram 73 alunos-atletas para os jogos nacionais. Entre as modalidades disputadas individualmente estão atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Destas, o atletismo será a que mais terá representantes tocantinenses, nas modalidades de corrida 75 m rasos, 250 m rasos e 1.000 m; salto em distância, salto em altura, arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco. Já o judô e a natação, modalidades que também enviarão um número representativo de alunos, classificaram 16 atletas nas categorias masculino e feminino cada.

A estudante Ellen Nayane Alves de Souza, de 14 anos, pratica xadrez há dois anos e se classificou para os jogos nacionais ao vencer a competição estadual. “Para mim o jogo é uma diversão. Eu não tenho uma estratégia. Deixo a adversária jogar e depois traço a minha tática”, destacou.

Disputa por equipes

Com 84 alunos/atletas classificados, em quatro modalidades – basquetebol, futsal, handebol e voleibol, as competições coletivas foram disputadas durante a última semana e foram marcadas por jogos emocionantes nas finais. Nestas competições, as equipes que representarão o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude são as do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio (Cefya), de Tocantínia, nas modalidades futsal masculino e handebol masculino e feminino; da Escola Estadual Adá Assis Teixeira, no futsal feminino; da Escola Municipal Anne Frank, no basquetebol feminino e do Colégio São Geraldo, no Masculino; do Colégio Estadual Leônidas G. Duarte, no voleibol masculino e do Colégio Dom Bosco, no feminino.

Responsável pelos treinamentos das equipes esportivas que representam o Cefya, Valderlino dos Santos, o professor Deinha, exalta as conquistas alcançadas pelos alunos-atletas de Tocantínia. “Isto é fruto do trabalho sério que estamos fazendo e da dedicação dos alunos aos treinos. Por isto, vamos intensificar os treinos até os Jogos nacionais para fazermos alguns ajustes”, frisou.

Jets

Realizados anualmente pelo governo do Estado, a 24ª edição dos Jogos teve um total de 70 mil alunos/atletas inscritos nas fases interclasses, municipais, regionais e estaduais da competição, movimentando todas as 13 Diretorias Regionais de Gestão e Formação (DRGF). As finais estaduais contaram com cerca de 980 participantes nas 12 modalidades disputadas.

Agosto esportivo em Palmas

No mês de agosto, Palmas vai receber as fases regional e final dos Jets para os participantes da categoria 15 a 17 anos. Além desta competição, no mesmo período, acontecem as finais da 1ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). (Ascom Seduc)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...