Polí­tica
Coligação de Sandoval diz que Marcelo Miranda quer acelerar julgamento no TSE por temer prazo para trocar candidatos

A Coligação “A Mudança que a Gente Vê”, encabeçada pelo governador e candidato a reeleição, Sandoval Cardoso (SD), afirma que a coligação "A Experiência Faz a Mudança" de Marcelo Miranda (PMDB), temendo não ter tempo hábil para trocar candidatos, segundo a coligação, em caso de indeferimento de candidaturas "ficha sujas", pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) para levar em mãos, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pede à Justiça Eleitoral a impugnação da candidatura de Marcelo Miranda ao Governo do Tocantins.

Segundo a coligação de Sandoval, o pedido feito pelos advogados da coligação de Marcelo Miranda foi atendido pela presidente do TRE-TO, desembargadora Jacqueline Adorno e com a decisão, o processo foi enviado ao TSE por portador da coligação, uma medida permitida pela legislação eleitoral, normalmente usada pelo autor do recurso.

Ainda de acordo a coligação “A Mudança que a Gente Vê”, na decisão, a desembargadora Jacqueline Adorno registra o temor da coligação “A Experiência Faz a Mudança”, do ex-governador, de não ter tempo hábil para trocar de candidato caso o registro de candidatura seja negado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Acrescentam que em caso de indeferimento do pedido de registro, o prazo para substituição de candidatos ocorre 20 dias antes do pleito o que evidencia o interesse dos requerentes de ver julgado o Recurso Ordinário pelo TSE o quanto antes", informa a coligação de Sandoval.

De acordo com informações repassadas pela coligação do governador Sandoval Cardoso, a coligação do ex-governador Marcelo Miranda sustenta no pedido que, embora os registros tenham sido deferidos no TRE-TO "enquanto não houver um pronunciamento do TSE, restará certa insegurança jurídica, graças a atitudes públicas dos recorrentes".

De acordo com o sistema processual do TRE-TO, o pedido da coligação ocorreu dia 28 de agosto, às 11h00 e, no mesmo dia, às 14h58 já estava protocolado no TSE sob o número RO Nº 20837. Desde o dia 30 de agosto, às 15h28, o processo está na Procuradoria Geral da República para parecer do Eugenio Jose Guilherme de Aragão, onde tramita anexado ao recurso que pede o indeferimento do candidato a vice-governador Marcelo Lelis (RO Nº 20922), segundo a coligação “A Mudança que a Gente Vê”.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...