Educação
Com projetos criativos, professora inova na alfabetização e nas aulas de Matemática
Imagem da notícia

Os projetos interdisciplinares tem se tornado um caminho para gestores e professores da rede estadual de ensino. Na Escola Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, em Palmas, a professora Ana Paula Rodrigues dos Santos desenvolve com os estudantes atividades que integram disciplinas convencionais, como português e matemática, com música, dança e artes.

Entre os projetos implantados na unidade, estão o ‘Mascote na Escola’ e ‘Presente de Matemática’. O primeiro, segundo a professora, é voltado para alunos da 3ª série do ensino fundamental e visa auxiliar na alfabetização das crianças. Já o segundo projeto é aplicado a estudantes com mais facilidade no mundo do cálculo básico.

A professora Ana Paula ressalta que o projeto Mascote na Escola já obteve bons resultados no último ano. “Levamos para a sala de aula um urso de pelúcia, que foi chamado de mascote Dudu e, por meio de brincadeiras, os alunos aprenderam a produzir textos. Melhorou a leitura e a ortografia”, conta.

No final do ano, os alunos apresentaram o que aprenderam em forma de poesia e música. A melhor produção foi publicada no livro que a escola lança todos os anos, intitulado Viajando pelo mundo do conhecimento literário. “Com a criação do Mascote na Escola 90% dos alunos melhoraram a leitura e a capacidade de escrever”, disse.

Presente de Matemática

Com o segundo projeto “Presente de Matemática”, a professora montou um baú surpresa, com vários jogos pedagógicos, tornando a aula de Matemática, que antes era desinteressante em uma atividade mais dinâmica e criativa. Desta forma, ela explica que, brincando, os alunos aprenderem as noções básicas de números e operações, espaço e formas, grandezas e medidas. 

Entre os alunos a forma diferenciada de ensinar operações numéricas básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão, tem surtido efeito. “Gosto de Matemática, agora estamos aprendendo mais a dividir, a diminuir e a tabuada”, conta a estudante Vitória Helloynny Rodrigues da Silva, 8 anos, cursando a 3ª série.

Para as crianças, os conhecimentos adquiridos pelos alunos que participam do projeto deverão servir para muito além da sala de aula. “Estudamos para aprender e melhorar a nossa vida. Eu gosto de Matemática e acho as aulas mais criativas”, frisa a estudante Tainá Santana, 9 anos.

Mostras finais

Ao final do ano, como forma de mostrar os resultados positivos do projeto, os estudantes da Augusto dos Anjos farão apresentações de ginástica rítmica, onde usarão elásticos para formar figuras geométricas, além de uma peça de teatro. (Ascom Seduc)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...