Educação
Colégio em Palmas promove discussão sobre o racismo durante Semana da Consciência Negra
Imagem da notícia

A equipe do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, em Palmas, promove de 17 a 21 de novembro, programação especial alusiva à Semana da Consciência Negra. O projeto está sendo desenvolvido de forma interdisciplinar com os professores de Língua Portuguesa, de História, Geografia e Filosofia. A culminância do projeto será na sexta-feira, 21, a partir das 16 horas, com apresentações artísticas, comidas típicas africanas e exposição de trabalhos artísticos e recital de poesia.

Maria Aparecida Pereira dos Santos, coordenadora pedagógica e de programas da unidade escolar explicou que as discussões sobre as ações do projeto vêm sendo realizadas desde o início do semestre. “Percebemos que na nossa escola é preciso ter ações afirmativas para ajudar a ampliar a autoestima e a identidade entre os alunos. Por isso, vamos realizar uma oficina destinada às meninas negras para que elas percebam sua beleza e passe a se valorizar”, frisou.

O professor de Língua Portuguesa, Mário Ribeiro Morais, levou os alunos para representarem uma audiência de julgamento, com réu, juiz, testemunhas, levantamento de provas. O objetivo da ação, segundo o professor, é repassar aos alunos lições sobre preconceito racial e suas consequências. “Além dos alunos desenvolverem o poder de persuasão estão discutindo o racismo, porque o réu é negro e há toda uma história entorno do preconceito. É uma satisfação ver os estudantes tão envolvidos num projeto contextualizado”, ressaltou.

A educadora Mara Bassan Bayer, do grupo de trabalho de Educação e Cultura Afro-brasileira e Quilombola, ministrou uma oficina sobre racismo, preconceito e discriminação, estudando com os alunos os conceitos de cada um destes. “A escola está realizando um ótimo trabalho de consciência negra, por isso a minha tarefa é refletir com os alunos a forma que eles percebem o preconceito na escola, na família, na igreja e no ônibus. Percebemos que na escola há uma ampliação da Lei nº 10.639, porque esta instituição realizou um projeto não apenas de um dia, por causa da data (20 de novembro – Dia da Consciência Negra), mas promoveu uma discussão mais ampla sobre o tema”, explicou.

Resultados nas crianças

A estudante do 3º ano do ensino fundamental, Hana Beatriz Alves de Oliveira, de 9 anos, participa das discussões sobre a consciência negra.  A garotinha, que pretende ser médica no futuro, demonstrou que é uma observadora da sociedade.  “Gosto de vir à escola para brincar e estudar, pretendo ser médica para ajudar as pessoas. No mundo precisa mudar muitas coisas”, disse.

Lorrany Capistano Pinheiro, 12 anos, aluna da 7ª série do ensino fundamental, vai apresentar na sexta-feira, uma poesia sobre o racismo. Ela e a colega de grupo de poesia, Gisele Silva Rodrigues, destacaram a importância de se garantir a igualdade racial “Acho que deveria parar com o racismo, porque todos somos iguais”, completou Lorrany.

Outras escolas

A partir da quinta-feira, 20, os colégios de Cristalândia - na cidade de mesmo nome- e Dom Alano, de Palmas, realizam ao longo da semana, diversas atividades para inserir no contexto escolar, discussões em Comemoração ao Dia da Consciência Negra. (Com informações Ascom Seduc)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...