Educação
MPE e Seduc realizam encerramento de projeto cidadão em Gurupi
Imagem da notícia

A secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, participou do encerramento do projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania, realizado na segunda, 24, em Gurupi. O projeto é uma realização do Ministério Público Estadual, em parceria com a Seduc e foi implantado nas cidades de Gurupi, Colinas e Palmas.

O Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania, foi uma iniciativa que tem como objetivo despertar em estudantes da rede pública de ensino, a capacidade de observação da comunidade em que vivem para, a partir daí, elaborarem um projeto como alternativa de melhoria dos problemas identificados. “Nós podemos colaborar na formação do jovem fazendo com que ele retribua isso à sociedade ajudando as pessoas, exercendo sua cidadania, consciente de seus direitos e deveres”, destacou a procuradora geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha.

Durante o encerramento das atividades do projeto em Gurupi, que contaram ainda com a apresentação das atividades da Promotoria e da Procuradoria de Justiça, Vera Nilva disse que espera que o projeto seja continuado na próxima gestão do Ministério Público Estadual. Ela deixará o cargo de procuradora geral de Justiça, que será assumido pelo recém-eleito Clenan Renaut. “Ver o encerramento do projeto é a realização de um sonho. Espero que ele tenha continuidade no futuro”, completou.

Para a secretária Adriana, o projeto foi um divisor de águas no sentido de conscientizar os alunos com relação à realidade em que vivem e como podem atuar para amenizar problemas do dia a dia. De acordo com ela, todas as escolas participantes estão de parabéns pelos trabalhos desenvolvidos. “Acredito que esta é uma ótima oportunidade de aguçar nos jovens o senso crítico e social. É uma oportunidade para que eles conheçam seus direitos, seus deveres e se tornem agentes transformadores da realidade da escola onde estuda e, da sua comunidade”, frisou.

Projetos vencedores

Entre os projetos apresentados, muitos apontaram problemas de sinalização de trânsito e mobilidade urbana. Presente na solenidade de encerramento do projeto, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, aproveitou a oportunidade para dar uma resposta às demandas levantadas pelos alunos. Na ocasião, ele se comprometeu a analisar os levantamentos feitos pelos estudantes e solucionar o que estiver ao alcance da Prefeitura.

Ao final da avaliação dos projetos apresentados, a classificação final do Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania em Gurupi, ficou da seguinte maneira: na terceira colocação, O Centro de Ensino Médio de Gurupi; na segunda colocação, o Centro de Ensino Médio Bom Jesus e na primeira, o Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho.

Na próxima quarta-feira, 26, o projeto do Ministério Público Estadual terá seu encerramento oficial na cidade de Colinas, no norte do Estado. (Ascom Seduc)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...