Saúde
Secretário de Saúde visita o Hospital de Gurupi e fala em ampliação de atendimentos
Foto: Heliana Oliveira
Heliana Oliveira

Nesta quinta-feira, 15, o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, visitou o Hospital Regional de Gurupi (HRG) e se reuniu com a diretoria da unidade para conhecer as particularidades e necessidades do hospital que é referência para 17 municípios.

Bonilha, acompanhado pela subsecretária, Maria Auri Gonçalves, da superintendente de Atenção à Saúde, Maria Gleyd Brito Silva, do diretor geral, Reinhard Langen, da diretora administrativa, Vera Lúcia Amaral, do diretor clínico, Francisco Macedo, visitou todas as alas da unidade. O secretário destacou que está realizando estas visitas em todos os hospitais do Estado para diagnosticar as demandas, conversar com os profissionais e conhecer as estruturas físicas das unidades para tomar as decisões do que fazer para melhorar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário disse que apesar de todas as carências, a unidade de Gurupi se comparada às demais do Estado está funcionando bem, porém não como deveria. “Encontramos uma parte do hospital bem conservada, o almoxarifado bem organizado, assim como as farmácias. Temos alguns problemas de reformas e vamos fazê-las”, assegurou.

Bonilha afirmou que uma das maiores preocupações dessa gestão, que iniciou em 1º de janeiro, é o desabastecimento de medicamentos e materiais nos hospitais. “Constatamos que em muitos hospitais há equipamentos e medicamentos que não necessitam, e alguns que necessitam estão em falta. Há problemas no estoque regulador, ou seja, o desabastecimento é um problema crucial”, enfatizou.

Estrutura

Ao conhecer a estrutura física do HRG, Bonilha falou em otimização do espaço para ampliar a capacidade de atendimento. “Queremos ver a possibilidade de mudarmos o almoxarifado para abrirmos mais leitos para que possamos atender melhor”, explanou.

Há alguns meses a ala administrativa do HRG foi transferida para abertura de novos leitos, que agora estão fechados por falta de profissionais e o secretário assegurou que vai trabalhar para colocar em funcionamento os 15 leitos que estão sem funcionar, assim como os oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Hospital Regional de Gurupi

Maria Auri Gonçalves

Reinhard Langen

Samuel Bonilha

Secretaria Estadual da Saúde

Vera Lúcia Amaral