Estado
Sintras cobra em Brejinho de Nazaré os direitos dos servidores da saúde
Presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda
Presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda

Foi encaminhado um expediente aos gestores da Prefeitura de Brejinho de Nazaré, na última sexta-feira, 16, cobrando o cumprimento dos direitos dos servidores em saúde conforme a legislação.

Entre eles, o Sintras quer que o município cumpra o que rege o artigo 1º, da Lei nº 920/2007 que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da saúde, referente à insalubridade de 20% sobre vencimento básico e 25% de adicional por periculosidade.

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, diz que são direitos legais. “São constitucionais e estatutários e devem ser respeitados em todas as unidades hospitalares e prestadores de serviço à saúde do Estado do Tocantins e dos Municípios. Isso não tem o que discutir, os profissionais cumprem com suas obrigações, portanto, o gestor deve cumprir com a sua também”, reforça Miranda.

Além desta demanda, o sindicato também está reivindicando que seja fixado o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de combate às Endemias fixado no valor de R$ 1.014 (um mil quatorze reais) conforme Lei 12.994 de 17 de junho de 2014, acrescido de adicional de insalubridade em 20%.

E ainda no documento é cobrado o reajuste salarial de 8% acordado para o mês de outubro de 2.014 que ainda não foi aplicado; a Reformulação do PCCS para os servidores da saúde, além do pagamento dos plantões extras e diárias de viagens de 2014.

Outro ponto levantado pelo Sintras é que a diretoria também solicita a abertura de negociação da data base referente ao ano 2014/2015, para tão logo ser definido o índice do reajuste anual e sua aplicação.

Segundo Manoel Miranda há demandas que nem deveria ser pauta de discussão, pois é lei e o município já deveria estar cumprindo como o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de combate às Endemias, assim como o aumento de 8% aos servidores municipais da saúde.

O ofício foi encaminhado ao prefeito Luis Antônio Alves Saquetim, e a secretária de Saúde Camila Aires Gomes. (Ascom Sintras)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...