Educação
Seduc realiza aula inaugural em aldeia Xerente
Imagem da notícia

Os alunos da escola indígena Sakruwê, na Aldeia Funil, localizada a 25 km de Tocantínia, participaram pela primeira vez de uma aula inaugural que marca o início do ano letivo. A solenidade de abertura contou com o discurso de boas-vindas do Secretário Estadual da Educação, Adão Francisco de Oliveira, e com apresentações culturais realizadas por crianças e jovens indígenas.

De acordo com o secretário, o objetivo da iniciativa é valorizar a educação indígena e garantir um ensino de qualidade. “Realizar a aula inaugural em uma aldeia demonstra a atenção e o respeito do Governo aos indígenas. A nossa missão a partir de agora é proporcionar benefícios e melhorias para esse povo, por meio da educação”, destacou Adão.

Emocionado, o cacique Elson Kreânsu Xerente, agradeceu a presença do secretário e elogiou a dedicação e o empenho da Seduc. “Essa é a primeira vez na história do Tocantins que o governo realiza a aula inaugural em uma aldeia indígena. Estamos felizes pois temos certeza que o nosso ensino vai se desenvolver”, disse.

O secretário Adão anunciou que já está avaliando a proposta para que ainda este ano sejam abertas turmas do ensino de jovens e adultos - EJA, e que o Conselho de Educação indígena vai ser valorizado durante essa gestão. “Alfabetizar toda população indígena e garantir o acesso à escola é prioridade do nosso governo e para que isso aconteça precisamos também da reestruturação e fortalecimento do conselho”, garantiu.

O Secretário Municipal da Educação, Marcelo Lucena, falou sobre a importância da aula inaugural e destacou as primeiras ações do governo em prol da educação indígena. “O que vimos hoje aqui não significa apenas um discurso de boas-vindas e sim o início de grandes mudanças e ações que o estado vai realizar nessa aldeia”, concluiu.

Para o professor Gilberto de Brito Xerente, o ensino realizado na escola Sakwruê representa também o aproveitamento da cultura milenar dos indígenas unido ao avanço tecnológico e ao desenvolvimento das ações educativas praticadas pelo governo. “Exerço o papel de professor há muitos anos e ações simples como essa que vimos aqui hoje, com a presença de um Secretário de estado numa escola indígena, é fundamental para que esse povo se sinta valorizado”, disse.

O Governo do Estado atende os povos indígenas em 92 escolas e a previsão é que este ano sejam atendidos cerca de 6 mil alunos.

Carnaval do Bem

Na oportunidade a equipe da superintendência da Secretaria Estadual da Juventude apresentou aos indígenas a campanha ‘Carnaval do Bem’, que vai percorrer até o dia 12 deste mês 15 municípios do Estado, levando a mensagem do carnaval seguro, em especial aos jovens. (Ascom Seduc)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...