Campo
Seagro realiza curso para implantar Serviço de Inspeção Municipal em municípios tocantinenses
Imagem da notícia

Com objetivo de treinar inspetores sanitários para realizar o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), finaliza na tarde desta quinta-feira, 09 de abril, em Palmas, o treinamento de inspetores sanitários para instalação do serviço em 50 municípios do Tocantins.

De acordo com o secretario Clemente Barros a proposta do Governo do Estado, por meio da Seagro é instalar o Serviço de Inspeção Municipal nos municípios tocantinenses, o quanto antes, qualificando os técnicos para que trabalhem dentro da legalidade. “A instalação dos serviços inspeção nos municípios vem atender as expectativas dos programas governamentais de aquisição de alimentos, a exemplo do Compra Direta e Merenda Escolar, que exigem que os produtos sejam certificados”, explica o secretário.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Telmo Gosch a inserção do S.I.M nos municípios possibilitará o desenvolvimento e, ou, instalação de pequenas indústrias nos municípios com produtos com selo de qualidade. “A população exige cada vez mais qualidade nos produtos que vai consumir e os inspetores sanitários vão coordenar esse trabalhos de inspeção, visitando, fiscalizando e orientando os produtores na fabricação dos alimentos para que atendam a questão de segurança alimentar” esclarece o engenheiro.

Qualificação para o trabalho

O treinamento foi feito em duas etapas, com informações sobre como instalar o SIM nos municípios, informando sobre leis, decretos, infraestrutura e ambiente do trabalho. Na segunda parte explica sobre como o inspetor deve se posicionar diante do serviço de inspeção. “O curso trouxe conhecimento sobre boas práticas e sobre a instalação do SIM nos municípios. Creio que aplicando os conhecimentos vamos poder acompanhar e orientar nossos produtores para que produzam alimentos com boa qualidade”, comenta o inspetor sanitário Mauro Batista Neto, de Santa Rosa do Tocantins.

Em 2011 apenas sete municípios do Tocantins possuíam o SIM. Atualmente são 50 municípios. A expectativa é de instalar o SIM em 70 municípios em 2015.  

O evento que contou, também, com a presença de prefeitos, secretários municipais, teve inicio na última terça-feira, 08 e finaliza na tarde desta quinta-feira. Na ocasião os inspetores receberão os certificados da capacitação para o trabalho.

Serviço de Inspeção Municipal - SIM  

Controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.

Emissão

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção. (Ascom Seagro)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...