Polí­cia
Após revista, PM repassa comando do maior presídio do Estado para Polícia Civil; CPPP é o próximo
Imagem da notícia

A Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) realizou a transição para a Polícia Civil dos trabalhos nas unidades prisionais do Estado. Na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota e Casa de Prisão Provisória, ambas em Araguaína, região norte do Tocantins, os civis já reassumiram os postos nesta sexta-feira, 10. Antes da entrega, a PM fez uma operação pente fino que começou às 5 horas da manhã, com um efetivo de 90 homens.

Durante a operação, todas as celas foram devidamente revistadas e cinco armas artesanais feitas com pedaços de ferro foram encontradas. Mesmo com a revista, a visita dos familiares aos detentos, prevista para esta sexta, aconteceu normalmente. A PM continuará apoiando as escoltas de presos até a normalização total dos serviços. Participaram da ação integrantes do Corpo de Bombeiros e da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe).

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, os militares cumpriram a missão de zelar pela ordem pública. “Devolvemos o presídio Barra da Grota sem alterações, missão cumprida”, afirmou.

A volta gradual dos guardas penitenciários a seus postos foi iniciada na última quarta-feira, 8, quando a PM deixou também a Unidade Penal Luz do Amanhã, município de Cariri. As outras 40 unidades do Estado já estão sob responsabilidade dos agentes penitenciários, com exceção da Casa de Prisão Provisória de Palmas.

A secretária de Defesa e Proteção Social, Gleidy Braga, afirmou que os agentes prisionais retomaram todas as atividades e inclusive já receberam as armas. “A parceria com a PM durante o período de paralisação da categoria foi importante.  Quero agradecer o trabalho da PM, que assegurou os direitos dos detentos e principalmente dos familiares com relação as visitas”, afirmou.

A Sedesp ressaltou que todos os procedimentos estão sendo tomados para a normalização dos serviços e que a transição aconteceu de forma serena preservando a integridade física e moral de todos os envolvidos.

Após o encerramento da paralisação dos policiais civis, os representantes das diferentes áreas da segurança pública do Estado se reuniram para avaliar conjuntamente as ações efetivadas nas unidades.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...