Palmas
Em nota de repúdio MST acusa Guarda Metropolitana de agredir sem-tetos que tentavam ocupar outra área da capital
Imagem da notícia

O Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST-TO) encaminhou  nota de repudio contra ação da Prefeitura de Palmas que, segundo o Movimento, sem observar os aspectos legais dos procedimentos de abordagem que deve ser feita por agentes/equipe de segurança publica, adentraram numa área onde estava havendo principio de ocupação urbana realizada por parte das famílias que foram despejadas dos prédios da 1306 e 1304 Sul.

Na versão do MST, a  abordagem, ocorreu em torno das 20:00 hs do dia 20 de abril,  e a Guarda Metropolitana teria deslocado mais de cinco viaturas e mais de 15 agentes, onde, segundo o Movimento, deteve quatros Sem Tetos. “Os quais na vegetação e noite escura, foram vítima de tortura psicológica, agressão físicas sem marcas visíveis, e ameaças - ser conduzido para o lago. É importante mencionar que no BO-Boletim de ocorrência não consta estas informações porque os guardas, quando a caminho da delegacia intimidaram e pediram para que eles não falassem o ocorrido”, alega o Movimento.

Segundo o MST, são famílias que estão em situação desesperadora após deixarem área na 1304 Sul semana passada.  “ O poder publico municipal, representado pelo Prefeito que adota uma postura facista/preconceituosa e desumana, entende que os trabalhadores Sem Teto deve ser tratado como caso de polícia. Para o MST esta é uma forma de intimidar os movimentos sociais e a sociedade, e afirma que em nenhum momento vai deixar de contribuir com as lutas dos movimentos urbanos parceiros por causa de episódios como este”, é o diz a versão do Movimento.

O Conexão Tocantins tentou ouvir no início da manhã desta terça-feira representantes da Guarda Metropolitana da capital mas não teve êxito. Várias ligações foram feitas também para o secretário de Trânsito e Mobilidade, Cristian Zini porém não foram atendidas. O espaço continua aberto para as explicações da Guarda sobre o fato.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...