Educação
Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas
Foto: Janair Siqueira
A Obfep é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação |  Janair Siqueira
A Obfep é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), que tem o objetivo de despertar o interesse pela física e as ciências, além de aproximar as escolas públicas das universidades, institutos de pesquisas e sociedades científicas e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

As inscrições poderão ser feitas por um professor de Física por meio do portal www.obfep.org.br, até o dia 26 de maio. A Olimpíada será realizada em duas etapas e dividida em três níveis conforme a escolarização. Nível A, destinado a alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental; nível B para alunos das 1ª e 2ª séries do ensino médio e o nível C, para alunos das 3ª e 4ª série do ensino médio.

A Obfep é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e pelo Ministério da Educação.  A prova da 1ª fase acontecerá no dia 13 de agosto nas escolas credenciadas e a 2ª fase no dia 20 de outubro.

Premiação nacional por Estado

No quadro de medalhas serão destinados a cada unidade da federação 36 medalhas de ouro, mais 36 medalhas de prata e outras 36 de bronze, sendo 9 de cada série, três de cada modalidade de escola que obtiverem maior pontuação entre as unidades municipais, estaduais e federais.

Também serão concedidos certificados de Menção Honrosa aos alunos de maior pontuação de todas as escolas que não forem contempladas com medalhas. Serão concedidos 131 medalhas e certificados aos professores participantes, condicionados ao desempenho dos alunos. Há também premiações para as escolas e secretarias de Educação. Os alunos também poderão receber premiações nacionais, além das estaduais. (Ascom Seduc)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...