Campo
Feiras agropecuárias no Tocantins contarão com R$ 2 milhões em investimentos
Imagem da notícia

As exposições agropecuárias, tradicionais no calendário de eventos do Tocantins, acontecerão, este ano, em mais de 40 municípios, com apoio do Governo do Estado. Em parceria com o Ministério da Agricultura (MA), serão investidos R$ 2 milhões na realização dos eventos, sendo que desse valor, metade é contrapartida do Poder Executivo. Além disso, órgãos estaduais também estarão presentes nas feiras, com prestação de serviços essenciais ao produtor, como a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

As parcerias também foram firmadas com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet)  e os sindicatos rurais que realizam as atividades. O secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros, explicou a participação do Governo nas feiras. “Estamos aproveitando a realização das exposições para, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Ruraltins [Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins], elaborarmos o Cadastro Ambiental Rural para os pequenos produtores”, apontou, ao destacar que o serviço é oferecido gratuitamente.

Serviços

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Humberto Camelo, destacou o trabalho do Estado nas feiras. “A Adapec trabalha na fiscalização de todos os animais que passam pelas exposições agropecuárias, evitando a proliferação de doenças. A vacinação contra a febre aftosa é uma das exigências para entrada dos animais”, apontou.

Para o presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Roberto Paulino, a parceria com o Governo do Estado é muito importante, pois com o atendimento ao público é possível alcançar melhorias na qualidade dos rebanhos. “Em termos financeiros, o movimento é muito grande e, com o apoio do Estado e do Sebrae, oferecemos cursos variados para o pequeno e grande produtor”, disse.

A pecuarista de Pau D’arco Marinete Paula Batista trabalha com a produção de leite e, com o incentivo do Estado, aumentou sua produção de 50 para 450 litros por mês. “Essa parceria que eles têm feito com a gente é muito positiva, a presença do Ruraltins na elaboração de projetos e na realização de cursos é fundamental para a melhoria do desempenho da nossa produção”, disse.

Investidores

A realização das exposições também tem se mostrado um importante meio de atração de investidores para o Estado. Para o gestor da unidade Tocantins do frigorífico Masterboi, Paulo Roberto Cavalcante, o Tocantins apresenta grande potencial de desenvolvimento. “A comunicação da empresa com o Governo é muito rápida e, por se tratar de uma região muito próspera e com uma boa logística, escolhemos o Tocantins”, ressaltou.

As exposições aquecem o comércio nos municípios tocantinenses, com a venda de gado, máquinas e implementos agrícolas e continuam refletindo na vida dos produtores ao longo de todo o ano, sendo que esses levam para as suas práticas cotidianas o que aprendem  nas palestras e cursos.

O calendário de exposições nos diferentes municípios do Estado tem previsão de atividades até o mês de setembro, quando já começam os preparativos para o ano seguinte. (Secom-TO)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...