Educação
Concurso incentiva alunos de ensino médio a produzirem vídeos sobre projetos inovadores nas escolas
Foto: - Luiz Melchíades
- Luiz Melchíades

Os alunos do ensino médio que gostam de realizar atividades criativas e inovadoras têm a oportunidade de participar do concurso “Respostas para o Amanhã”. As 20 melhores iniciativas receberão um kit para a produção de um vídeo e a escola da equipe vencedora receberá 40 notebooks para a instalação de um laboratório interativo.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de setembro, pelo site www.respostasparaoamanha.com.br. O objetivo do concurso é fazer com que os jovens elaborem projetos com soluções simples para melhorar a vida do lugar onde vivem, conectando suas ideias aos estudos em Ciências, Matemática, Tecnologia e Engenharia visando promover melhorias na comunidade.

Poderão se inscrever professores em exercício de suas atividades em uma das modalidades do Ensino Médio, o regular, integrado, educação profissional e educação de jovens e adultos, de instituições públicas municipais, estaduais e federais.

Inicialmente, serão selecionados os 20 melhores trabalhos, que receberão os kits para produção e edição de vídeo composto por notebook e uma câmara, para produzirem material audiovisual sobre os projetos apresentados. Os membros das cinco melhores equipes serão premiados com smartphones para alunos, um tablet para o professor orientador e outro para o diretor da escola. Os cinco vídeos serão disponibilizados no site para votação pública e escolha da melhor produção.

Concurso

O concurso é uma realização da Sansung, com a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).

Em 2014, mais de 27 mil alunos participaram do concurso e cerca de 1.300 professores. Este ano, participarão alunos dos seguintes países: Brasil, Argentina, Chile, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana.

No Brasil, venceu o concurso no ano passado, a Escola Estadual Tristão de Barros, localizada em Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte, com o projeto “Equilíbrio”. (Ascom Seduc)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...