Estado
Prefeitos e contadores recebem orientações sobre o Portal da Transparência
Imagem da notícia

Com a finalidade de esclarecer dúvidas a respeito do portal da transparência e do acesso de cidadãos à informação, ocorreu, na tarde dessa segunda-feira, 14, o 2º Encontro sobre a Lei de Acesso à Informação e Transparência, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO).

Diante de 63 prefeitos, contadores e técnicos responsáveis pela administração orçamentária dos municípios, o presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, ressaltou a importância do evento, que contou com a inciativa conjunta da Corte de Contas tocantinense, da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Conselho Regional de Contabilidade (CRC/TO) e Ministério Público Estadual (MPE).

O presidente da ATM, João Emídio de Miranda, mencionou o compromisso das prefeituras tocantinenses em cumprir as leis, em vigor desde 16 de maio de 2012, que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e determina que sejam disponíveis, em tempo real, informações pormenorizadas sobre todos atos, despesas e receitas dos municípios.

Em nome dos contadores dos municípios, o presidente da CRC/TO, Sebastião Célio Costa Castro, também assumiu a responsabilidade de cobrar dos contadores o prazo concedido de 180 dias para a implantação do Portal da Transparência e demais cumprimentos das leis em tela, o qual termina no dia 12 de novembro. Ele ainda citou o SICAP/Contábil como exemplo, que em sua última remessa chegou a 93% de envio no tempo determinado. Empenho do TCE/TO e das prefeituras do Estado.

Kátia Barcelos, representando o secretário-chefe da CGE, Luiz Antônio da Rocha, destacou o percentual das prefeituras que estão implantando o Portal da Transparência e aquelas que precisam aderir ao sistema.  De acordo com o levantamento da CGE, dos 139 municípios, 86 assinaram o termo de adesão, representando 62%, e 53 cidades ainda não assinaram, sendo 38% municípios tocantinenses.

A diretora geral de Controle Externo do TCE/TO, Wellane Monteiro Dourado, orientou os presentes sobre as exigências da lei, no que se refere à transparência da gestão fiscal. A diretora explicou que a legislação determina que sejam disponibilizadas, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira dos municípios, dentre outras informações. Também evidenciou que os municípios estão sujeitos à suspensão de transferências voluntárias e aplicação de sansões aos gestores por improbidade administrativa caso não implantem o Portal da Transparência.

O chefe da CGU, Leonel Alves de Melo, enfatizou que antes mesmo do Portal da Transparência, as gestões municipais devem possuir uma administração financeira e orçamentária equilibrada.

Ainda durante a programação, os técnicos do URBEM-Soluções em Gestão Pública, Ivone dos Santos Silva e Carlos André Oliveira, explicaram como funciona o sistema que é disponibilizado gratuitamente aos municípios.

Para Auri-Wulange Ribeiro Jorge, prefeito de Axixá, “nós tivemos dificuldade na questão financeira para estar contratando técnicos qualificados para implantação do portal da transparência e com ajuda dos órgãos de controle e fiscalização como o TCE, CGE e o MPE, podemos, através da nossa Associação, receber gratuitamente esse portal, com todo aporte necessário para que possamos prestar contas em tempo real de todo recursos da nossa prefeitura”.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Auri Wulange Ribeiro Jorge

João Emídio de Miranda

Kátia Barcelos

Manoel Pires dos Santos

Portal da Trânsparência

Sebastião Célio Costa Castro

Tribunal de Contas do Estado