Polí­tica
Vereadores comentam fim da greve dos professores; Lúcio diz que pedido de prisão feito pelo prefeito Amastha ficou marcado na história
Imagem da notícia

O encerramento da greve da Rede Municipal de Ensino de Palmas gerou comentários na sessão desta terça-feira, 20, na Câmara de Vereadores de Palmas. O primeiro parlamentar a pronunciar-se sobre o tema foi Lúcio Campelo (PR) que criticou as atitudes da gestão municipal na condução das negociações com os líderes do movimento grevista, evidenciando o pedido de prisão do presidente regional do Sintet – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins, Joelson Pereira. 

Campelo considerou a decisão autoritária. “Está marcada na história essa decisão que o prefeito Carlos Amastha tomou”, disse. O vereador espera que a Secretaria Municipal de Educação de Palmas encontre também solução para o impasse em torno do Projeto Salas Integradas, um  dos pontos de reivindicação dos professores, e que a gestão cumpra com os acordos firmados com a categoria. 

Milton Neris (PR), no entanto, ressaltou o mérito do prefeito na condução das negociações que culminaram com fim do movimento grevista.  “O prefeito teve um gesto de sensibilidade”, frisou enaltecendo a abertura para o diálogo por parte do chefe do Executivo. 

O vereador ainda salientou o papel desempenhado pela Câmara Municipal no processo. “Ficamos ali, dia e noite, buscando caminhos”. 

Já o parlamentar João Campos (PSC) reconheceu a postura de todos os envolvidos no processo: professores, gestão e Câmara Municipal.  “Não estamos aqui sinalizando perdedores ou ganhadores, mas sim ressaltando que as aulas serão retomadas”, enfatizou. 

Dia do Médico 

O parlamentar Walter Balestra (PCdoB) usou a tribuna para lembrar que em 18 de outubro, domingo passado, foi comemorado o Dia do Médico. Fez um relato histórico da atuação do médico na sociedade e do atual modelo de saúde pública estabelecido pela constituição de 1988, com a implantação do SUS – Sistema Único de Saúde. 

O vereador frisou que o sistema, que está 40% implantado, apresenta problemas, a exemplo das filas de espera para consultas e procedimentos, mas destacou que o SUS passa pela “construção de um avanço com a participação dos médicos”. 

“Eu queria parabenizar os médicos do nosso Estado, da nossa Capital por essa conduta de ceder, de acolhimento”, desejou. 

O vereador Claudemir Portugal (PPS) completou o pensamento de Balestra enfatizando que os médicos “são profissionais compromissados com a população”. 

Produção rural 

Milton Neris (PR) usou a tribuna para destacar o projeto de implantação do Ceasa, uma reivindicação de todos os vereadores da Capital.  O projeto foi apresentado no último sábado, 17, pela ministra da Agricultura e Abastecimento, Kátia Abreu, prevendo investimentos da ordem de R$ 15 milhões. 

“Estou feliz pelo campo, estou feliz pelos nossos produtores”, afirmou, acreditando que o recurso financeiro fortalecerá o setor produtivo. O vereador enfatizou o  comprometimento de Kátia Abreu com o setor produtivo de Palmas, agradecendo a ministra pelo empenho. 

Iratã Abreu (PSD), por sua vez, destacou a vocação para o negócio do Estado do Tocantins e frisou a necessidade de mais apoio ao setor, especialmente com a promoção de capacitação dos produtores. 

“Vem junto com o investimento o programa de qualificação do produtor”, disse. “Acho que vamos colocar o Tocantins de uma vez por todas na ponteira do negócio”.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Câmara de Palmas

Claudemir Portugal

Greve da Educação de Palmas

Iratã Abreu

João Campos

Joelson Pereira

Lúcio Campelo

Milton Neris

Sintet

Walter Balestra