Campo
Projeto Inspetor Júnior chega a mais 15 municípios tocantinenses
Foto: Delfino Miranda
Delfino Miranda

Lançado pelo governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) no final do ano passado, o projeto Inspetor Júnior alcançou bons resultados junto aos alunos das três primeiras escolas que receberam o projeto e, por isso, será estendido agora a mais 15 municípios. A primeira etapa deste ano ocorrerá entre os dias 4 e 8 de abril e atenderá escolas estaduais dos municípios de Buriti do Tocantins, Augustinópolis, Araguatins, Formoso do Araguaia, Gurupi e Lagoa da Confusão.

Segundo o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o projeto é parte de um convênio entre governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e tem como objetivo formar multiplicadores nas escolas sobre o consumo consciente de produtos de origem animal inspecionados. "Esse é um trabalho de educação sanitária de grande importância para a população, pois começa na base com as crianças e adolescentes, que aprendem sobre o consumo seguro de alimentos e levam essa informação para casa", defende o presidente.

O projeto conta com a parceria da Secretaria Estadual da Educação e é voltado para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. “Entendemos que os alunos desta faixa etária são fundamentais para levar estas informações sobre consumo de produtos de origem animal inspecionados às suas famílias”, explica a gerente de Inspeção Animal da Adapec, Joseane Cademartori Lins. 

Nas escolas, os alunos participarão de palestras sobre a importância de consumir produtos inspecionados e os riscos à saúde humana de produtos não inspecionados e sobre os diferentes selos de inspeção (SIF, SIE e SIM). “O tema é trabalhado de maneira dinâmica com produção de cartazes, trabalhos em grupo, distribuição de material pedagógico como cartilhas e folders”, disse a gerente de Educação Sanitária da Adapec, Marina Rodrigues de Moura, acrescentando que este processo de educação sanitária realizado nas escolas é fundamental para difundir entre os estudantes uma consciência sobre consumo de produtos inspecionados.

Programação

04/04/2016 – Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves – Buriti e Escola Estadual Benedito Pereira Bandeira – Formoso do Araguaia.

05/04/2016 – Escola Estadual Vicente Carlos de Sousa – Buriti do Tocantins e Escola Estadual Gercina Borges – Formoso do Araguaia.

06/04/2016 – Escola Estadual de Augustinópolis – Augustinópolis e Escola Estadual José Seabra Lemos – Gurupi.

07/04/2016 – Escola Estadual Leônidas Gonçalves Duarte – Araguatins e Escola Estadual Lagoa da Confusão – Lagoa da Confusão.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...