Campo
Seagro apresenta diagnóstico de cultivo de eucalipto para empresa de celulose no Maranhão
Imagem da notícia

Com objetivo de debater formas de apoiar os produtores de eucalipto do Tocantins, no quesito comercialização, o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, juntamente com uma equipe técnica, apresentaram terça-feira, 12, na sede da empresa Suzano Papel e Celulose, em Imperatriz (MA), um diagnóstico sobre a situação e localização do cultivo de eucalipto no Tocantins. O encontro faz parte das discussões para viabilizar a comercialização do eucalipto produzido no Tocantins.

De acordo com o secretário Clemente Barros, a equipe foi muito bem recebida e os representantes da empresa mostraram grande interesse em ampliar a compra do eucalipto produzido no Tocantins. “Tivemos uma conversa bastante promissora, os produtores da região do Bico do Papagaio num raio de 160 km, área localizada mais próxima à indústria, estão contemplados no programa de parceria e fomento da empresa e nossa intenção é que os produtores de regiões mais distantes, com florestas já implantadas possam também fornecer matéria prima para a Suzano, contando, ainda, com o aproveitamento da ferrovia Norte Sul”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário foi feito um convite para que a empresa Suzano participe da Feira de Tecnologia Agropecuária - Agrotins 2015, onde na ocasião acontecerá outra reunião, com presença também de representantes da Ferrovia Norte Sul e outras instituições públicas, no sentido de viabilizar a comercialização do eucalipto cultivado em outras áreas do estado.

Da Seagro, além do secretário, Clemente Barros participaram do encontro o diretor de Políticas para Agricultura e Agronegócio, José Américo Rocha Vasconcelos, o gerente de Agroenergia e Florestas, Carlos Manuel Carvalho Carreira e o engenheiro florestal, Fernando Dorta. Da Suzano, o gerente de Relações Institucionais e Certificações da Indústria, Mauro Rangel e o gerente executivo de operações florestais, Luiz Carlos Cabral, entre outros representantes da indústria.    

O Tocantins conta atualmente com cerca de 160 mil hectares de eucalipto, sendo que boa parte deste plantio se encontra em fase de corte e sem perspectiva de destinação comercial.

Empresa Suzano Papel e Celulose: Opera no segmento de celulose de eucalipto há 92 anos e comercializa com diversos países. A empresa mantém sede administrativa em São Paulo (SP) e cinco unidades industriais – três no Estado de São Paulo (Limeira e duas em Suzano), uma na Bahia (Mucuri) e uma no Maranhão (Imperatriz). No exterior, mantém escritório comercial na China e subsidiárias nos Estados Unidos, Suíça, Inglaterra e Argentina.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...