Campo
Adapec promove ações de controle da raiva dos herbívoros na região sudeste do Tocantins
Imagem da notícia

Equipes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) estão na região sudeste do Estado, desde o dia 15 de junho, realizando ações de controle e prevenção da raiva dos herbívoros (bovinos, equídeos, ovinos e caprinos). As atividades seguem até quarta-feira, 22, abrangendo os municípios de Paranã, Aurora e Taguatinga, com a captura de morcegos hematófagos, principal transmissor da doença na zona rural, visitas aos abrigos e orientações aos produtores rurais.

O controle populacional da espécie de morcegos (Desmodus Rotundus) é realizado através de capturas noturnas e diurnas, com a coleta de material biológico para diagnóstico laboratorial, além de tratamento com pasta vampiricida. “Nossos técnicos têm realizado as ações rotineiramente, atendendo as notificações e monitorando os abrigos naturais e artificiais. Mesmo assim, ressaltamos que a forma mais eficaz de combate à doença é a vacinação do rebanho”, enfatiza o presidente da Adapec, Humberto Camelo.  

O Fiscal agropecuário da Adapec, Ailson Almeida Rodrigues, explicou que as equipes têm visitado abrigos e cavernas, armado redes em currais, além de observar cisternas e casas abandonadas nas propriedades rurais que servem de proliferação para o morcego hematófago. “É notório a diminuição de animais mordidos pelos morcegos. Isto comprova que o nosso trabalho está surtindo efeito e sendo reconhecido pelos produtores rurais que são nossos grandes parceiros”, destaca.

Prevenção

Desde novembro de 2015, a vacinação contra a raiva passou a ser obrigatória, nos municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Colinas do Tocantins, Bandeirantes e Palmeirante. “Mesmo a vacinação não sendo obrigatória no restante do Estado orientamos os produtores rurais sobre a importância de vacinar o rebanho, pois a raiva causa prejuízos econômicos com a morte de animais e pode ser transmitida ao homem”, alertou o inspetor agropecuário da Adapec, José Veloso.

Todos os herbívoros podem ser vacinados contra a doença, independente da idade ou sexo. A primeira dose pode ser dada logo no primeiro mês de vida e todos os animais que receberam apenas uma dose, os primovacinados, devem receber um reforço após 30 dias. A partir daí a vacinação deverá ocorrer anualmente. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...