Economia
Conselho de Consumidores participa da definição da tarifa de energia de Tocantins
Rudnei Fonseca, presidente do Conselho de Consumidores do Tocantins
Rudnei Fonseca, presidente do Conselho de Consumidores do Tocantins

O Conselho de Consumidores do Estado do Tocantins (CEETO) participou dessa terça-feria, 28, da reunião da Diretoria Colegiada da Aneel que homologou o resultado da 4ª Revisão Tarifária Periódica da Energisa Tocantins, reforçando sua posição em sustentação oral realizada por Rudnei Fonseca, presidente do Conselho. 

O índice médio ficou em 12,81% de aumento, sendo 9,99%, em média, para os clientes da Alta Tensão e 13,79%, em média, para os clientes de Baixa Tensão. No voto proferido pelo Diretor José Jurhosa, observa-se que tais índices foram fortemente influenciados pelos custos de compra de energia (+9,58%) e valor da parcela da distribuidora (+6,32%).

Rudnei Fonseca, presidente do CEETO, destaca que na proposta inicial o índice médio era de 16,36% e com uma atuação politicamente independente e tecnicamente segura do Conselho foi possível reduzi-lo em quase 4 pontos percentuais. “Sabemos que a redução ficou aquém do que esperávamos, porém, com regras tão amarradas temos certeza que chegamos no limite”, diz Rudnei Fonseca. 

Entretanto, o consultor do Conselho, Jenner Ferreira, chama a atenção para outro importante ganho do consumidor tocantinense: a determinação no processo em que serão homologados os valores de exposição contratuais involuntárias de 2015 e 2016 de que seja avaliada a gestão da distribuidora na contratação. 

“O consumidor de Tocantins precisa entender por que a distribuidora saiu de uma situação em que precisava de muita energia para outra com sobras excessivas, pois é ele quem paga essa conta”, afirma o consultor. A decisão de avaliar em separado um procedimento usual no mercado regulado mostra a força do conselho já que foi uma decisão rara para a ANEEL, reforça Jenner Ferreira. 

Rudnei Fonseca também lembra que ainda há um quesito provisório, que é a Base de Remuneração Blindada, a qual ainda poderá sofrer mudanças cujos impactos serão avaliados, para mais ou para menos, no reajuste de 2017. “Ainda temos trabalho pela frente, acompanharemos tanto o processo de avaliação da gestão de compra de energia da distribuidora quanto a validação da base, sempre defendendo a modicidade tarifária”, destaca o presidente do CEETO.    

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...