Estado
Governo do Estado recebe grupo de empresários chineses interessados em investir US$ 3 bilhões no País
Imagem da notícia

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro, representando o Governo do Estado, recebeu nessa segunda-feira, 26, um grupo de investidores chineses, dirigentes das empresas Zhonghe Agriculture Group, Fine Field Trading e KSB System, interessados em conhecer oportunidades de investimentos na área de agronegócio e infraestrutura.

No encontro foram apresentadas as vantagens da localização geográfica do Tocantins, que permitem o escoamento de produtos por rodovias, hidrovia, ferrovias e via aérea para os principais portos nacionais e internacionais. Ainda os investidores puderam conhecer as potencialidades de investimento na área de infraestrutura, pecuária, avicultura, suinocultura, piscicultura e produção de alimentos, em especial grãos.

Para o secretário, tanto o Tocantins como os investidores, podem ganhar com essa aproximação. “Atrair países do porte da China é interessante para o Estado, pela sua grande capacidade de investimento e pelo grande mercado que eles representam. E consequentemente, para eles, por poderem explorar essa capacidade de área a ser plantada, já que possuem uma demanda crescente por alimento, por conta do seu número populacional”, explica.  

O foco de principal interesse do grupo é a agropecuária. De acordo com o diretor de Desenvolvimento Estratégico e Atrações de Investimentos da Seden, Paulo Mendonça, o Tocantins tem grande potencial para aumentar sua capacidade de produção, sem precisar desmatar, áreas consideradas subutilizadas, na sua maioria originadas pela degradação de pastagens. “São cerca de oito milhões de hectares com capacidade de produção”, informou. 

Foi a primeira vez que os empresários estiveram no Tocantins. Ren Huaishen, presidente da Zhonghe Agriculture disse que o grupo teve a oportunidade de conhecer o Estado e ver a sua potencialidade. Ele disse ainda que eles saem da reunião satisfeitos. O grupo busca projetos viáveis para investimento de cerca US$ 3 bilhões de dólares.

Também participaram da reunião representantes da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan) e de outras instituições. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...