Estado
Sem receber salários, servidores de Rio da Conceição entram em greve por tempo indeterminado
Imagem da notícia

Os servidores municipais de Rio da Conceição decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, dia 24. A decisão foi tomada em Assembleia Geral da categoria depois que o prefeito do município descumpriu um acordo feito com o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe) e Ministério Público Estadual (MPE) para o pagamento dos salários atrasados.

No dia 16 de agosto o prefeito Astrogildo França Filho assinou um acordo extrajudicial com o Sisepe/TO e MPE, quando assumiu o compromisso de exonerar todos os secretários municipais e colocar servidores efetivos na função, exceto os gestores da Secretaria da Saúde, Controle Interno, Finanças e Secretaria da Educação.

O prefeito assumiu também o compromisso de exonerar 20 servidores contratados, cujo objetivo é reduzir gastos. Os servidores exonerados não poderão ser recontratados novamente.

Pagamento 

Durante a audiência que selou o acordo, ficou acertado também um cronograma de pagamento dos salários que estão atrasados. O cronograma previa o pagamento dos salários de agosto até o dia 10 de setembro e o pagamento de todos os salários atrasados, inclusive dos servidores contratados, até o dia 30 de setembro.

Já o pagamento de setembro deverá ser efetivado até o dia 10 de outubro. No entanto prefeito descumpriu o acordo, o que acabou levando os servidores a aprovar greve geral por tempo indeterminado.

Concentrações

O delegado regional Sudeste do Sisepe/TO, Dimar Crisóstomo, afirma que a greve foi a única solução encontrada pelos servidores a fim de buscar o cumprimento dos seus direitos. “Por diversas vezes o Sindicato buscou negociações com a administração municipal, mas o prefeito sempre descumpriu os acordos. Inclusive ele acaba de descumprir um acordo extrajudicial feito perante o Ministério Público. Os servidores não tiveram outra saída a não ser a greve”, destaca Dimar.

As concentrações da greve acontecerão todos os dias na parte da manhã, em frente a Prefeitura Municipal de Rio da Conceição até que a administração municipal cumpra o acordo feito com o Sisepe e o Ministério Público. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...