Saúde
Após determinação de multa, equipe da Saúde vistoria realização de exames laboratoriais nos hospitais de Palmas
Exames de cultura no Dona Regina
Exames de cultura no Dona Regina

Após determinação de multa pela Justiça, o secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir, e equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde vistoriaram, durante todo este sábado, 17, os laboratórios e posto de coletas do Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital e Maternidade Dona Regina e Hospital Infantil de Palmas (HIP). A ação constatou que todos os pacientes estão sendo atendidos e os exames laboratoriais realizados normalmente. 

A Secretaria de Estado da Saúde realizou licitação para a contratação de serviços laboratoriais com vistas a atender os hospitais de Palmas, tendo em vista que a grande quantidade de pacientes atendidos nas unidades excedeu o saldo contratual com o laboratório que prestava esse serviço. O processo licitatório foi feito por meio de critérios técnicos, dentro da legalidade  e sem aumento de  despesas  para a Saúde. “O antigo laboratório recebia o preço pago conforme a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) acrescido 30%  do valor dessa mesma tabela. Com a nova licitação, conseguimos contratar outro serviço pagando exclusivamente o preço da tabela SUS, gerando mais economia”, explicou o Musafir.

A diretora do Hospital Dona Regina, Débora Petry, lembra que desde que ocorreu a troca do laboratório todos os exames estão sendo ofertados na unidade. “Não tivemos nenhum tipo de problema e aqui no hospital está tudo correndo muito bem, todas as nossa pacientes estão sendo atendidas”, disse. A realização dos exames também está normalizada no Hospital Infantil e HGP, onde o exame de gasometria está à disposição dos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Sala Vermelha e Centro Cirúrgico.

Segundo a Sesau, o laboratório dispõe de mais de 30 profissionais atuando nos três hospitais e conta com diversos equipamentos de ponta a exemplo do aparelho de bioquímica com capacidade de 1.200 testes/hora e um sistema automático de leitura de etiqueta para cada paciente. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, esse resultado é rapidamente enviado para o computador onde um profissional capacitado analisa as informações e solicita a repetição do exame, caso seja necessário.

O secretário tranquiliza a população e reforça que tudo está sendo feito diuturnamente para que o paciente tenha o melhor atendimento. “Os exames estão sendo realizados e a população pode ficar tranquila e segura. Aproveitamos para lembrar que os hospitais estaduais são de alta complexidade e que o ideal é que em casos menos complexos o usuário se dirija primeiro as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para atender aos casos de maior gravidade estamos com equipe preparada, altamente capacitada, exames sendo feitos e médicos de plantão e assim será também no período de Natal e do Ano Novo”, reforçou.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Débora Petry

Hospital Geral de Palmas

Hospital Infantil de Palmas

Marcos Musafir

Maternidade Dona Regina

Secretaria Estadual de Saúde