Polí­tica
Prefeito Carlos Amastha deve anunciar nesta semana mudanças em equipes da gestão
Prefeito chegou a receber diárias de até R$ 10.200,00
Prefeito chegou a receber diárias de até R$ 10.200,00

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), deve anunciar mudanças em suas equipes de gestão, nesta semana. Em sua página social do Twitter, na manhã desta segunda-feira, 9, o gestor informou estar preparando o anúncio. "Bom dia Palmas. Preparando para anunciar durante a semana, algumas mudanças nas equipes da gestão. Sempre procurando o melhor para Palmas".

Uma das novidades esperadas, é a nomeação do deputado estadual, Ricardo Ayres (PSB) para uma das pastas na Capital. Ayres foi convidado pelo prefeito, e até o momento não informou qual será a Secretaria que assumirá. A sua missão deverá ser a de aproximar politicamente a capital Palmas do interior do Estado, mostrando a "ações" do prefeito Carlos Amastha e do PSB, de olho nas eleições de 2018 quando o prefeito ambiciona concorrer ao cargo de governador ou senador. 

O prefeito, entretanto, até o momento, tem poucas conquistas administrativas e de obras para apresentar na capital e acumula por outro lado, muitas críticas, principalmente quanto ao gastos exorbitantes em áreas tidas como supérfluas, como por exemplo, gastos com decoração natalina que deveria ficar por conta das associações de classe ligadas ao empresariado, e locações de tendas e estruturas móveis a preços exorbitantes para eventos na capital, enquanto áreas como a Educação enfrentaram inclusive greve dos profissionais cobrando melhores salários e condições de trabalho em seu primeiro mandato, uma vez que muitas escolas da rede municipal não tem sequer ares-condicionados, levando nos meses mais quentes, as crianças à exaustão, prejudicando inclusive o ensino aprendizagem. 

Durante o movimento reivindicatório dos professores, o prefeito chegou a pedir a prisão do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Palmas (Sintet), Joelson Pereira. 

Uma das críticas mais recentes que o prefeito tem sofrido refere-se ao aumento do IPTU, que, segundo o gestor seria para cobrir defasagem no pagamento da empresa que faz a coleta de lixo na capital. O argumento do prefeito, entretanto, não se sustenta, uma vez que contratou a empresa Valor Ambiental com preço contratual superior a outra empresa concorrente com os mesmos serviços. 

Outras alterações 

Uma das últimas alterações no secretariado em Palmas, foi a exoneração, na última semana, do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Messias de Souza. Quem está respondendo pela pasta é Evercino Moura, designado secretário executivo da Secretaria. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...