Palmas
Sindiciclo discute implantação de mototaxímetro em Palmas
Imagem da notícia

O Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos de Duas Rodas de Palmas/TO (SINDICICLO), entidade filiada à Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado do Tocantins (NCST-TO), iniciou estudos para a implantação de mototaxímetros em toda a frota de mototáxis da Capital.

O objetivo, de acordo com o presidente do Sindiciclo, Lindemar Souza Parente, é padronizar a cobrança dos serviços prestados pela categoria em Palmas e dar mais credibilidade ao serviço junto à população. “Já estamos discutindo com a Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP) e com a Secretaria de Segurança, Transporte e Tráfego, uma maneira e implantarmos o sistema” afirma Lindemar.

A proposta de implantação do mototaxímetro foi apresentada na manhã desta segunda-feira, 3, durante reunião na ARP pelo representante da empresa SUFAB, Jefferson Figueiredo, responsável pela produção e implantação de mototaxímetros em todo o País. De acordo com Figueiredo, o sistema já está em funcionamento em Campo Grande (MS) e em Rio Branco (AC). “Nos próximos dias vamos iniciar a implantação com tarifas-testes em Goiânia e mais quatro cidades brasileiras”, afirma.

O processo de implantação do mototaxímetro demora em média 180 dias. Nesse prazo, é necessário que o município regulamente a utilização dessa tecnologia e estabeleça a tarifa. A partir daí iniciam-se os estudos com uma “tarifa-teste” para que seja estabelecido o valor a ser cobrado e também para verificar a aceitação do sistema pelos usuários. “Em todos os lugares onde estamos implantando a aceitação dos usuários é muito grande, uma vez que o sistema dá mais credibilidade à cobrança pelo serviço prestado. Todo usuário sabe que a tarifa é tabelada e que o mototaxista não está cobra valor acima do que foi estabelecido”, explica Jefferson Figueiredo.

Avanço

Na avaliação do presidente do Sindiciclo, a implantação dos mototaxímetros representa um avanço na prestação deste tipo de serviço em Palmas. “Os mototaxistas atuam em Palmas há mais de 19 anos. O sindicato atuou para a regulamentação e consolidação desta modalidade de transporte no município e agora precisamos nos adaptar às novas tecnologias que trazem benefícios tanto para os nossos usuários como para os profissionais que atuam no setor”, destaca Lindemar Pereira.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...