Palmas
Carlos Amastha e Danilo Melo são alvos de notícia-crime por supostas irregularidades na aplicação de recursos do PNAE
Conselho Municipal  apontou inconsistências na quantidade de produtos básicos da alimentação
Conselho Municipal apontou inconsistências na quantidade de produtos básicos da alimentação

O vereador palmense Lúcio Campelo (PR) ingressou com  notícia-crime contra o prefeito Carlos Amastha (PSB), e o secretário municipal de Educação, Danilo de Melo Souza. A ação foi protocolada no último dia 27 de setembro junto à Superintendência Regional da Polícia Federal-Tocantins e diz respeito a possíveis irregularidades na utilização de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Conforme o vereador, a notícia-crime foi motivada por uma denúncia de irregularidade que recebeu em seu gabinete. Após análise da documentação recebida, buscou junto ao Conselho Municipal de Alimentação Escolar as atas relacionadas à prestação de contas referentes à execução do PNAE, desde 2013, que foram encaminhadas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Constam das atas inúmeras irregularidades quanto à utilização do recurso federal em questão. Tanto que as contas foram sempre aprovadas com ressalvas, sendo que a de 2016 foi reprovada pela diretoria anterior e aprovada com ressalvas pela nova diretoria, que sequer participou da fiscalização”, argumentou o vereador na notícia-crime, acrescentando haver, aparentemente, “desvio nítido de finalidade, ausência e ou irregularidades quanto à forma de aquisição dos alimentos” para as escolas da rede municipal.

Lúcio Campelo pede que a Polícia Federal instaure inquérito policial para apurar responsabilidade penal de Amastha e Danilo Melo por possível lesão ao patrimônio público, resultante do suposto mau uso ou desvio de recursos.

Relatório de 2016

O relatório do Conselho Municipal de Alimentação Escolar relacionado à prestação de contas de 2016, ao qual o Conexão Tocantins teve acesso, aponta que o órgão detectou diversas irregularidades na aplicação dos recursos do Programa pelo Município no ano passado em 25 escolas fiscalizadas pelo órgão.

Dentre as irregularidades apontadas, a compra de produtos não aprovados pelo PNAE; compras diretas acima do permitido, sem pesquisa de preço ou extrapolando o limite de produtos licitados; quantitativos divergentes de produtos adquiridos entre escolas com a mesma quantidade de alunos; inconsistências na quantidade de produtos básicos da alimentação. Neste caso, o relatório do Conselho Municipal apresenta exemplo de escola que, pelos relatórios, teria consumido mais feijão que arroz, tendo adquirido 765 Kg de feijão e apenas 420 de arroz; assim como discrepância no consumo de carne entre as unidades escolares.

Além das irregularidades já citadas, o Conselho Municipal aponta atrasos abusivos de repasses do tesouro municipal, tendo praticamente todas as escolas analisadas recebido no máximo 60% dos recursos previstos; ausência de  termos de homologação dos contratos de licitação e chamada pública, o que impossibilita a identificação prévia dos itens e quantitativo que foram contemplados para aquisição; falta de controle financeiro, demonstrado por tarifas indevidas as serem devolvidas ao PNAE e cheques devolvidos por insuficiência de fundos; ausência de documentos e assinaturas; produtos do comércio adquiridos como se fossem da agricultura familiar e vice-versa; despesas não comprovadas por falta de nota fiscal, dentre outras.

O relatório do Conselho Municipal de Alimentação Escolar é datado de 23 de março de 2017 e, conforme o próprio documento relata, as irregularidades detectadas foram denunciadas à Câmara de Vereadores, ao Ministério Público e ao FNDE. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Carlos Amastha

Danilo Melo

Educação

FNDE

Lúcio Campelo

Notícia Crime

Pnae

Polícia Federal