Campo
Adapec e PM Ambiental interditam dois matadouros clandestinos em Barrolândia
Imagem da notícia

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), por meio da equipe do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e a Polícia Militar Ambiental realizaram nessa sexta-feira, 20, ações de fiscalizações e combate ao abate clandestino de animais, no município de Barrolândia a 105 quilômetros da capital, onde foram identificados dois locais clandestinos de abate de bovino sem registro no serviço de inspeção oficial e fora das normas higiênicas-sanitária.

Em um dos matadouros, a equipe apreendeu 660 quilos de carne improprias para o consumo que foi encaminhado para o aterro sanitário de Palmas, os locais foram interditados e os dois proprietários foram autuados em R$ 5 mil reais pela Adapec e mais R$ 50 mil cada um, pela PM Ambiental por irregularidades ambientais.

Em um dos locais foi encontrado vestígios de abate de animais com um número muito grande de carcaças (cabeças) de animais que eram deixadas num local após o abate. Já no outro matadouro clandestino foi feito o flagrante de abate clandestino e foram apreendidas quatro carcaças de bovinos. Eram abatidos em média de 2 a 3 animais por dia e a carne era comercializada no comércio local e na região.

Os ambientes não possuíam estruturas adequadas para abate, que eram feitos em currais abertos, sem nenhuma condição higiênico-sanitária, com a presença de aves, vísceras em contato com o chão, carne totalmente exposta, escoamento de sangue jogado diretamente no solo, entre outras irregularidades.

De acordo com o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Dwany de Souza Carvalho, a operação aconteceu após registro de uma denúncia anônima por meio do disque-defesa da Agência. “Estamos intensificando este tipo de operação para coibirmos o abate clandestino que coloca em risco a saúde pública”, alertou ele.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, disse que o combate ao abate clandestino de animais no estado é fundamental para garantir que os consumidores tenham acesso a produtos cárneos oriundos de estabelecimentos devidamente registrados no serviço oficial de inspeção.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Abatedouro

Adapec

Barrolândia

campo

Humberto Camêlo

Polícia Ambiental