Educação
Profissionais da Educação Básica de Miracema aguardam resultado das progressões
Imagem da notícia

Os profissionais da Educação básica da rede municipal de Miracema do Tocantins aguardam publicação da concessão das progressões vertical e horizontal do magistério. O edital que dispõe sobre os procedimentos para as progressões funcionais foi publicado ainda no mês de outubro, segundo o Sindicato dos Profissionais em Educação do Tocantins (Sintet). 

Aproximadamente 100 professores deram entrada no quinto procedimento de Progressões. A análise dos processos protocolados foi acompanhada pela Comissão de Gestão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica, conforme a Lei Complementar do PCCR (n° 279/2011). A presente Comissão é formada de forma paritária, com igual representatividade entre o executivo municipal e trabalhadores/as.

De acordo com o Sintet, a Comissão fez também todo o levantamento do impacto financeiro, dependendo agora unicamente da publicação por parte da Prefeitura.

Plano de Carreira

O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica (PCCR) é uma das grandes conquistas do quadro do magistério, se não a maior conquista da luta do movimento sindical em Miracema.

O PCCR do magistério de Miracema, foi implementado através de Lei Complementar em 2011. Unificado, o plano de carreira atende profissionais do magistério e funcionários de escola. A partir do PCCR professores/as tiveram diversas conquistas, como o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), a garantia da evolução de classe, através da Progressão Horizontal e da evolução de nível, através da Progressão Vertical.

O Sintet ressalta que com o PCCR foi possível garantir a categoria uma evolução salarial mais digna. Em 2010, o salário do professor era de R$ 510,00 e atualmente um professor especialista recebe mais de R$ 4.000,00. O valor custo aluno ano é repassado para toda a categoria.

Para o Sintet, a concessão destes reajustes é fruto do enfrentamento sindical e do avanço nas negociações. “O sindicato é sistêmico na fiscalização e na aplicação dos recursos da Educação”, garante Iata Anderson Vilarinho, presidente do Sintet Regional de Miracema.

Valorização

A garantia da licença remunerada para o professor estudar é outro direito defendido através da luta e da intervenção sindical junto à prefeitura. O Quadro da Educação Básica de Miracema conta atualmente com dois professores mestres, um professor doutor, um mestrando, 52 professores especialistas e 38 graduados.

Reivindicação

O Sintet luta ainda pela realização de concurso público para o quadro da Educação, que conta hoje com 132 profissionais efetivos e 72 contratos especiais.  

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...