Polí­cia
Servidores de escolas de Miracema e Palmas participam de formação em Segurança Comunitária Escolar
Imagem da notícia

Observar pontos vulneráveis presentes no ambiente escolar foi um dos temas da formação sobre Segurança Comunitária Escolar, realizada na manhã desta quinta-feira, 18, no Auditório do Comando Geral da Polícia Militar em Palmas, e, na quarta-feira, 17, na Diretoria Regional de Educação de Miracema.

A formação foi direcionada aos servidores que atuam como vigias, porteiros, manipuladores de alimentos e aos auxiliares de Serviços Gerais (ASG). O objetivo é fortalecer as Redes Comunitárias de Segurança e promover a reflexão e o autoconhecimento sobre o ambiente escolar, os pontos vulneráveis e identificar formas de ampliar a proteção e a segurança.

De acordo com o major Leandro Guimarães Nunes, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), por meio das ações desenvolvidas pela PM com a parceria da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, foi possível prevenir casos de violência nas escolas. “Estamos buscando melhores formas de aproximarmos da sociedade. A PM atua nas escolas por meio da Patrulha Escolar, das rondas, participando de Momentos Cívicos, ministrando palestras e dialogando com os gestores escolares. Essa é uma parceria de sucesso, que trouxe bons resultados”, explicou.

O major Nunes explicou que somente com o Programa de Prevenção às Drogas e a Violência (Proerd), o 1º Batalhão, atendeu sete mil alunos, em 2017. “Acreditamos que esses estudantes estão preparados para dizer não às drogas, estas são as portas para as demais formas de crimes”, ressaltou.

O capitão Gleidison Carvalho, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), foi um dos palestrantes na formação de Palmas e em Miracema. Ele explicou como funciona a Rede Comunitária de Segurança (RCS). “Temos o sucesso da parceria realizada com a Diretoria Regional de Educação de Palmas, iniciada em 2015. Em 2017, houve a expansão das RCS para as demais unidades vinculadas ao CPC, para Miracema, Paraíso do Tocantins, Palmas, Porto Nacional. A formação em Miracema é a primeira descentralizada, e está será primeira unidade a aplicar as Redes Comunitárias de Segurança Escolar qualificada”, esclareceu.

A formação abordou cinco temas: análise do ambiente escolar; eventos que influenciam no ambiente escolar; características do policiamento comunitário escolar; composição e competências dos órgãos do sistema de segurança escolar e atribuições das escolas e dos órgãos de segurança nas ações de enfrentamento da violência no ambiente escolar.

A formação faz parte das diretrizes das Redes Comunitárias de Segurança, foi instituído pelo CPC para capacitar a comunidade escolar (diretores e coordenadores pedagógicos), para atuarem em conjunto com os órgãos de segurança, promovendo aproximação e comunicação, tem duração de quatro horas e os participantes receberão certificados.

Fortalecendo a segurança escolar

A diretora regional de Educação de Palmas, Mara de Fátima Bassan Bayer falou do sucesso desse trabalho realizado em conjunto com a PM. “Aproveitamos esse período de formação pedagógica nas escolas para transmitir essas orientações de como aumentar a segurança nas unidades escolares. Os vigias, os porteiros, as pessoas que trabalham como ASG, estão próximos dos alunos, observam situações que podem ser repassadas para a direção escolar, e dessa forma, acontece a prevenção”, frisou.

O diretor regional de Educação de Miracema Valteir Pereira Filho também comentou sobre o assunto. “Que essa formação possa contribuir para o trabalho da escola, no que se refere à segurança e está sendo muito importante para todos nós da educação”, disse.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...