Estado
Sisepe cobra cumprimento do decreto das 6 horas por parte dos órgãos do governo

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) tomou conhecimento que o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran), a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e as secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), e de Educação, Juventude e Esportes manterão os horários de funcionamento  de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas, contrariando o Decreto nº 5.811, de 30 de abril de 2018, do governador interino Mauro Carlesse que instituiu a jornada de 6 horas diárias.

O sindicato cobrou os órgãos do Governo do Estado sobre o cumprimento do Decreto que estabelece jornada diária de trabalho de 6 horas, compreendidas no período de 8 às 14 horas. 

O Sisepe destaca que o decreto permite ao dirigente máximo de cada órgão adotar medidas de revezamento de pessoal, caso julgue necessário, mas respeitando o turno diário de 6 horas. O parágrafo segundo do decreto estabelece a organização de revezamento do pessoal, em turnos de 6 horas diárias, não limitados ao período de 8 às 14 horas, conforme a necessidade da administração pública, de modo a garantir a manutenção dos serviços de atendimento ao público.

O presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, ressaltou que os servidores administrativos, uma vez que suas atividades não estão sujeitas ao regime de plantões e de escalas, deverão cumprir jornada de 6 horas, sendo que o não cumprimento seria uma violação a princípios norteadores da administração pública, com destaque ao da legalidade e da isonomia. “A jornada de 6 horas, estabelecida pelo decreto do dia 30 de abril, abrange todos os servidores administrativos, que não exerçam suas funções em plantão permanente e atividades de docência nas instituições de ensino do Estado”, explicou.

Por meio dos ofícios 128, 129, 131 e 133, protocolados na última sexta-feira, 11, o Sisepe solicitou aos órgãos, que estão descumprindo o Decreto das 6 horas, a regularização dessa situação em no máximo 48 horas. O sindicato também requereu uma posição dos órgãos em um prazo máximo de 72 horas.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...