Economia
Celebração do Dia de Cooperar será nesse sábado, em Palmas, com ações de cidadania para todos
Imagem da notícia

Será realizado mais uma edição da celebração do Dia de Cooperar no Parque Cesamar. Nesse sábado, 30, das 17h às 20h, o tradicional encontro das cooperativas tocantinenses espera reunir cerca de mil pessoas. Com o apoio do Sistema OCB/Sescoop-TO, este é o local ideal para se trabalhar o conceito de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente de forma integrada.

Na ocasião, serão oferecidos serviços gratuitos e variados, como dicas para uma vida saudável, aferição de pressão e glicemia, ações de educação cooperativista, cidadania, recreação, além de apresentações artísticas, entre outras atividades.

Serão sete cooperativas levando muitas atividades aos participantes, celebrando as iniciativas transformadoras realizadas durante todo o ano. Além de Palmas, durante os meses de junho, julho e agosto, serão várias celebrações do Dia de Cooperar em todo o estado, com a expectativa de que mais de sete mil pessoas sejam beneficiadas por meio do trabalho de 1.500 voluntários.

O Dia C é um movimento nacional de estímulo à realização de iniciativas voluntárias, contínuas, transformadoras e efetivas, em todos os municípios brasileiros. A meta deste ano é beneficiar mais de um milhão de pessoas em todo o país com projetos contínuos e contribuir ainda mais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dia Internacional do Cooperativismo

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) celebra o Dia Internacional do Cooperativismo desde os anos 20. Mas no Brasil, o modelo cooperativo só começou a avançar em meados do século XIX. Assim, a data só foi instituída e adotada oficialmente a partir de 1994, representando a confraternização de todos os povos ligados ao cooperativismo e sendo comemorado no primeiro sábado de julho de cada ano. Neste ano, em função da Copa do Mundo, será celebrado em 30 de junho.

Kit Voluntário

Durante a celebração em Palmas, cada voluntário receberá um kit que traz o conceito de sustentabilidade em sua pegada. O kit é composto por um ecocopo (com o objetivo de evitar a utilização de copos de plástico) e um lápis-semente na ponta, com plantas frutíferas ou medicinais, para ser plantada após o uso. Além disso, o kit traz uma camiseta, um boné e pulseiras com o tema do evento ”Atitudes simples movem o mundo”.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...