Saúde
Incidência de Raios Ultravioletas atinge níveis preocupantes nesta época do ano em Palmas e requer cuidados
Foto: Luciana Pires
A previsão é que não haja chuva nos próximos dias, e os termômetros podem registrar temperaturas acima de 40º | Luciana Pires
A previsão é que não haja chuva nos próximos dias, e os termômetros podem registrar temperaturas acima de 40º

O problema não é só o calor comum nesta época do ano, quando os termômetros em Palmas chegam a registrar mais de 40ºC de temperatura e umidade do ar abaixo de 20%, mas com as poucas nuvens no céu, a radiciação dos raios ultravioletas chega a atingir níveis preocupantes  à saúde da população, como envelhecimento precoce,  câncer de pele, entre outros problemas.

A previsão, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, é de que as taxas de radiação dos raios ultravioletas tendem a aumentar, ocasionada principalmente pela pouca nebulosidade.

A previsão é que não haja chuva nos próximos dias, e a população deve ficar atenta aos termômetros que podem registrar temperaturas acima de 40º, e umidade do ar baixa entre 12 e 20%. Por conta dessa variação do tempo os níveis de radiação solar podem chegar a níveis altos.

“Como a intensidade dos raios solares que nesta época do ano, são considerados altos, devemos tomar alguns cuidados para aumentarmos  a proteção aos efeitos dos raios ultravioletas, como o uso contínuo do protetor solar, no mínimo o fator de proteção 60. Uma vez que o protetor solar atua como uma barreira química que absorve os raios UV, fazendo um bloqueio, para que os raios não  danifiquem a pele’’, destacou a chefe da Divisão de Risco da Defesa Civil, Flávia Oliveira Lustosa.

Para o superintendente do órgão, Bruno Maciel, a recomendação é de que a população ainda faça uso de umidificadores ou toalhas molhadas, evitem se expor ao sol ou fazer atividade física, principalmente entre às 10 e às 16 horas.

Queimadas

Outro agravante vem com os focos de queimadas que também aumentam nesse período do ano, e pioram ainda mais com as altas temperaturas e a baixa umidade do ar.

A Defesa Civil vem trabalhando em parceria com o Corpo de Bombeiros, no  combate e a preservação aos focos de incêndios nas zonas urbanas e rurais na Capital.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...