Saúde
Profissionais da Saúde participam do XI Congresso Tocantinense de Cardiologia
Foto: Nielcem Fernandes
Fabíola Sandini Braga, diretora da Etsus  | Nielcem Fernandes
Fabíola Sandini Braga, diretora da Etsus

Tendo como tema central as “Atualizações Cardiovasculares” o XI Congresso Tocantinense de Cardiologia acontece neste final de semana, nos dias 09 e 10 no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas. O evento contará com a participação de sessenta médicos e vinte enfermeiros que atuam nos hospitais públicos do Tocantins. Eles irão participar do evento através da Escola Tocantinense do SUS Dr. Cismar Gomes (Etsus) que financia a participação de servidores com objetivo de cumprir seu papel de qualificação e formação dos servidores sempre dialogando diretamente com as diretrizes e objetivos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

“A Escola tem a missão de qualificar os trabalhadores de saúde de todas as esferas do SUS do Tocantins. Nesse sentido a gente promove capacitações ou favorece capacitação de outros servidores em eventos” explicou a diretora da Etsus, Fabíola Sandini Braga.

Ainda segundo a diretora, nesse momento a Etsus atua como parceira favorecendo essa participação na promoção e atualização desses profissionais. “O Tocantins não diferente de outros Estados tem um número alto de mortes relacionado à cardiologia. Precisamos sempre atualizar nossos profissionais para que dessa maneira possamos ofertar uma saúde integral de qualidade para população tocantinense, que terão profissionais aptos e capazes de responder a suas necessidades” pontuou.

O Congresso

Todos os aspectos da cardiologia serão discutidos nos dias de Congresso, com palestrantes de renome do âmbito nacional em cardiologia, de forma prática, clara, objetiva e sintonizada com os interesses e necessidades dos profissionais na especialidade, com ênfase na atualização. Frente ao sucesso dos anos anteriores novamente são realizados os cursos pré- congressos, cursos de eletrocardiograma e o primeiro curso de atualização Cardioneurovascular do Tocantins, que oferecem aprendizado teórico-prático para os cardiologistas e outras especialistas, como os clínicos, que trabalham em Prontos Socorros e no atendimento de emergências cardiológicas.

A atividade científica do Congresso reforçará a relação de cardiologista com enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas e educadores físicos cuja principal atividade científica se reverte aos clínicos e médicos afins onde os mesmos podem fazer suas reciclagens nos tópicos pertinentes à cardiologia, visando melhor atendimento ao paciente cardiológico no âmbito de Pronto Socorro.  

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...