Estado
Servidores de Filadélfia denunciam atraso nos salários, férias e 13º

Servidores públicos do município de Filadélfia, no norte do Estado, estão enfrentando problemas com a administração pública. Eles relatam constantes atrasos nos pagamentos e indefinição de uma data correta para que possam receber o pagamento. “Nós recebíamos sempre no dia 30 de cada mês, isso há umas três gestões atrás. Depois que o atual prefeito assumiu ele mudou a data de pagamento para o dia 10 por pelo menos uns 5 meses e depois começou a atrasar tudo. Hoje em dia não temos data certa para receber”, informou um servidor da prefeitura que pediu para não ser identificado. O atual prefeito de Filadélfia é Ivanilzo Gonçalves de Alencar (PMDB).

Segundo o servidor, há pelo menos 5 meses os servidores estão recebendo pagamento atrasado. “O salário de setembro nós recebemos em 18 de outubro e o de outubro até agora nada”, relatou.

Os servidores denunciam ainda outros problemas, como a falta de pagamento da indenização de férias e também o décimo terceiro salário que deveria ser na data de aniversário dos servidores. “Tem gente que tirou férias há cinco meses e até hoje não recebeu. Já o décimo terceiro, tem servidor que fez aniversário em janeiro e também não viu o dinheiro”, contou outro servidor que também não quis divulgar o nome.

Denúncia

Devido a estes problemas os servidores procuraram a Associação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Tocantins (ASPEMET) para fazer uma denúncia. Segundo Ronaldo Sérgio Alves de Sousa, presidente da entidade, “o que o município está fazendo é um absurdo, pois é inaceitável que os servidores recebam seus salários com atraso e ainda não ter uma data definida para que esses pagamentos estejam em suas contas. Já sobre as férias, a lei é bem clara, o servidor tem que receber seu um terço de férias no mês em que está gozando delas”.

Segundo Ronaldo, a prefeitura também não tem autorizado que o departamento de recursos humanos da prefeitura faça o desconto em folha destinado à entidade dos servidores que são associados. De acordo com ele, seria uma forma de impedir a atuação da associação junto aos servidores do município.

A ASPEMET informou ainda que irá adotar medidas judiciais para cobrar os direitos dos servidores de Filadélfia.

Sem resposta

O Conexão Tocantins tentou por diversas vezes fazer contato com a prefeitura de Filadelfia para obter uma resposta com relação aos problemas denunciados pelos servidores. Todas as ligações foram redirecionadas para departamentos que disseram não responder pelo problema.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...