Estado
Denatran autoriza a municipalização do Trânsito de Paraíso do Tocantins
Foto: Rogério Ramos
Rogério Ramos

O processo para a municipalização do trânsito do município de Paraíso do Tocantins está prestes a ser concluído. Nos últimos dias o Ministério das Cidades autorizou a integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Com a autorização, Paraíso terá apenas que realizar alguns trâmites a nível estadual, como o convênio de reciprocidade entre município, Detran-TO e Polícia Militar para gerir o sistema de trânsito no município.

A autorização veio através da portaria 1.117, do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), publicada no último dia 26 de novembro no Diário Oficial da União, que através desta, integrou o Município de Paraíso do Tocantins, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, ao Sistema Nacional de Trânsito.

De acordo com o diretor municipal de Trânsito, Sinomar Sousa, o processo já está nos trâmites finais. “O processo para a municipalização do trânsito em Paraíso está praticamente concluído. A nível federal nós já estamos resolvidos, mas em termos de estado, ainda temos alguns trâmites, que logo serão concluídos”, informa o Diretor.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Ubiratan Carvalho, as próximas etapas são a nível estadual. “A próxima etapa não é muito burocrática e acredito que em pouco tempo estaremos aptos a fiscalizar, multar e realizar o trabalho educacional no trânsito de Paraíso. Realizaremos os convênios a nível estadual com o Detran e a Polícia Militar, para começarmos a operar”, explica.

Para o prefeito Moisés Avelino, a municipalização do trânsito trará grandes benefícios ao município. “Há mais de três anos estamos buscando a municipalização do trânsito de Paraíso e agora vamos buscar o que for necessário para implementarmos esse processo que é muito importante para o município, pois teremos autonomia para gerir o trânsito e desenvolvermos ações neste setor”, destaca o prefeito.

Com a municipalização do trânsito, a Prefeitura tornará responsável, através do órgão de trânsito, pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. Também assumem as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Denatran

Detran

Diário Oficial da União

Ministério das Cidades

Moisés Avelino

Prefeitura de Paraíso do Tocantins

Sistema Nacional de Trânsito

Ubiratan Carvalho