Polí­tica
Vereadores membros do Conselho de Trânsito rejeitam aumento da tarifa de transporte urbano e apresentam proposta alternativa
Imagem da notícia

Os membros do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT), entre os quais os vereadores de Palmas, Moisemar Marinho (PDT) e Claudemir Portugal (PRP), participaram na última sexta-feira, 15, da reunião do referido Conselho, oportunidade em que foi discutido o reajuste da passagem do transporte coletivo da capital. Na assembleia cinco propostas foram apresentadas pelos diversos  membros que fazem parte do Conselho, entretanto, todas foram rejeitadas pelos parlamentares.

Como alternativa os vereadores apresentaram as seguintes propostas: manutenção do valor da tarifa nos R$ 3,75 (três reais e setenta e cinco centavos); que a prefeitura isente a taxa de fiscalização de R$ 0,05 recolhida pela Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ATR); e que, o Governo do Estado isente o ICMS de 17% cobrado sobre os combustíveis utilizados pelo transporte público, assim como fez com o combustível utilizado pela aviação.

A Prefeitura de Palmas, na pessoa da gestora Cinthia Ribeiro (PSDB), se comprometeu a encaminhar a proposta ao governador Mauro Carlesse (PHS). Na mesa de negociação o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (SETURB) se comprometeu, caso essas propostas sejam aprovadas, absorver os 2% de aumento proposto, não onerando a tarifa, além de colocar em circulação 20 (vinte) novos ônibus.

Os vereadores justificaram que rejeitam o aumento da tarifa do transporte público devido ao cenário atual de crise financeira, como também, em razão das naturais  dificuldades da população em arcar com os custos do acréscimo. 

Prefeita 

Nesta terça-feira, 19, a prefeita informou por meio de nota que, "em defesa dos interesses dos usuários do transporte coletivo de Palmas", solicitou audiência com o governador do Estado, Mauro Carlesse, na qual vai pleitear a redução de alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) do diesel, um dos itens que influenciam  na composição do valor da passagem. 

Segundo a nota, a prefeita determinou ainda, a técnicos da gestão, ações para minimizar ao máximo os impactos da cobrança aos usuários. A gestora admitiu a possibilidade até de isentar o sistema de transporte da cobrança de Taxa de Fiscalização de Transporte (TFT). (Da redação com informações Dicom CMP)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...

Mais Lidas

Câmara de Palmas

Claudemir Portugal

Conselho Municipal de Trânsito

Moisemar Marinho

Prefeitura de Palmas

Transporte Público