Geral
Projeto Adote promove a adoção de 265 animais em Araguaína
Foto: Marcos Filho Sandes
Logo que são recebidos ou recolhidos e têm a saúde atestada, os bichinhos são fotografados e as fotos postadas na rede social | Marcos Filho Sandes
Logo que são recebidos ou recolhidos e têm a saúde atestada, os bichinhos são fotografados e as fotos postadas na rede social

Desde sua criação, o Projeto Adote, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína, já deu a 265 cães e gatos a oportunidade de ter um novo lar. A página do projeto no Facebook, criada em abril do ano passado, contribuiu para reduzir o tempo de espera dos animais pela adoção.

Logo que são recebidos e têm a saúde atestada, os bichinhos são fotografados e as fotos postadas na rede social. Não demora para que os interessados em adotar entrem em contato e procurem o CCZ para formalizar a adoção.

Desde que o Projeto Adote foi criado, 290 animais saudáveis foram recebidos ou recolhidos pela unidade e encaminhados para adoção, sendo 222 cães filhotes e 51 adultos, e 13 gatos filhotes e 4 adultos.

“Dos 290 animais recebidos, 25 infelizmente acabaram morrendo antes de serem adotados. Isso porque foram separados da mãe antes do período adequado, que é de pelo menos 30 dias”, comentou o coordenador do CCZ, Henrique Xisto.

Quem levou um novo amigo pra casa

O João Marcelo Gomes foi um dos primeiros a adotar por meio do projeto. Ele conta que já tinha vontade de criar um bichinho e quando viu as fotos dos cãezinhos no perfil do CCZ, não teve dúvidas, chamou a esposa e os filhos pra irem juntos escolher um novo amigo pra levar pra casa.

A família escolheu uma cadelinha, que recebeu o nome de China. “Meus filhos se apegaram muito a ela, sempre muito carinhosa e brincalhona”, comentou. A China acabou sendo levada para o Maranhão pelo sogro de João Marcelo, que já planeja adotar outro cãozinho. “Ela está sendo bem cuidada lá. E nós estamos aguardando nossa casa nova ficar pronta, assim que nos mudarmos, adotaremos outro cãozinho”, afirmou.

Posse responsável

Antes de adotar um animal é preciso refletir sobre alguns pontos, como espaço; disponibilidade de tempo para cuidar dele por até 20 anos; decisão conjunta, como fez o João Marcelo, entrando em acordo com toda a família; e disponibilidade de recurso, pois além de amor e abrigo, o animal precisa de alimentação, vermífugos, vacinas, antipulgas e cirurgia de esterilização.

No momento da adoção dos animais, a pessoa assina um termo de responsabilidade e comprometimento. Nele estão contidas normas como não mantê-lo preso em espaços pequenos ou em correntes, garantir sua saúde física fornecendo água, abrigo, alimento adequado, higiene, vacinas e levá-lo regularmente ao veterinário.

“Um cão ou gato pode viver até 15 anos ou mais, e durante todo este tempo serei responsável pelo seu bem-estar, principalmente durante sua velhice. O não cumprimento dos itens acima poderá ser interpretado como maus-tratos”, orienta o termo.

Contato

O CZZ de Araguaína fica na Avenida Verdes Mares, nº 21, no Parque Sonhos Dourados. Em caso de dúvidas, moradores podem entrar em contato no CCZ por telefone.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...