Esporte
Poker: esporte em crescimento
Imagem da notícia

O poker, mais que um simples jogo de cartas, é um esporte em crescimento, no Brasil e à nível internacional. Segundo o site Terra, o poker moderno teria nascido na França, no século XVII, existindo registros de jogos semelhantes nas antigas China e Pérsia (o moderno Irã). Da França, o jogo chegou aos Estados Unidos através da colônia francesa da Luisiana, vendida por Napoleão aos americanos em 1803 e onde ainda hoje tem uma minoria falando uma língua semelhante ao francês. De Nova Orleães, capital da Luisiana, o jogo se espalhou pelo Mississípi e pelo resto dos Estados Unidos.

São bem célebres os filmes “western” de Hollywood em que vemos “cowboys” jogando poker em “saloons”, muitas vezes com o jogo terminando da pior maneira possível, com muitos tiros de revólver, à boa moda do “Velho Oeste” americano.

O jogo ganhou grande popularidade internacional durante a primeira década do século XXI, com as emissões do World Series of Poker e o crescimento das plataformas online.

Um esporte

Quem não conhece bem o poker ainda pensa que isso é um jogo de azar ilegal e que quem se movimenta nesse meio está violando a lei. Esse tipo de pensamento é mais frequente para quem olha o ato de sentar à mesa com amigos ou desconhecidos e bater cartas como um ato ligado a uma ideia de pecado ou de vício. Principalmente para quem assistiu muitos daqueles “westerns” e imagina que cada jogador de poker tem uma arma em seu coldre, ou bolso.

Entretanto, nada podia estar mais longe da realidade. O poker utiliza diversos tipos de raciocínio: matemático, analítico e de observação. O jogador avalia sua mão, calcula o andamento do jogo e observa cuidadosamente as reações de seus adversários, para tomar uma decisão. Jogar na sorte não funciona; quem espera saber as regras básicas e apostar em jogadas de sorte para vencer um jogador experimentado, está condenado à derrota. Como um time de futebol amador que esperasse vencer um time profissional chutando a bola para a frente e rezando para ela entrar no gol.

E é por ser um esporte que, ao contrário dos jogos de azar (os verdadeiros), ele é permitido no Brasil. E não só é permitido, como deu origem a competições estaduais e nacionais, com os melhores jogadores brasileiros a participarem de torneios internacionais, também.

A alternativa online

Se não tiver um “poker club” em sua cidade, tem sempre uma alternativa: o poker online, existindo atualmente as mais diversas opções na internet. Em muitas dessas plataformas, é até possível jogar para tentar vencer prêmios em dinheiro real.

E no Tocantins?

Esse não é um esporte exclusivo de São Paulo e do Rio de Janeiro, pelo contrário. O Tocantinense de Poker acolhe os melhores jogadores estaduais, e quem sabe se nosso leitor não poderá vir a ser um deles em um futuro próximo. E os jogadores tocantinenses se enfrentam com os melhores; é o caso de Leonardo Alves Leite Brito, que terminou no 6º lugar do chip count no dia 1A do BSOP São Paulo, que aconteceu no último mês de março.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...