Turismo & Lazer
Chegar ao Jalapão somente via terrestre agora é coisa do passado
Foto: Daniel Fontoura
Daniel Fontoura

As estradas duras e difíceis do Jalapão, região que concentra belezas naturais incomparáveis, localizada no extremo leste do Estado do Tocantins, até a pouco tempo eram a única forma de acesso a esse paraíso, muito procurado por turistas do Brasil e de diversos países do mundo. Porém, apesar de não ter aeroporto para receber voos comerciais, a partir de agora também é possível chegar ao destino de avião, por meio de voos fretados por táxi aéreo que pousam em uma pista particular na região. 

Diversas agências do País já oferecem esse pacote que proporciona aos turistas muito mais praticidade, conforto e agilidade durante a viagem. Um voo saindo da capital do Estado, Palmas, até o Parque Estadual do Jalapão tem duração, em média, de 1h30. O mesmo trajeto, via terrestre demora em torno de 5 horas. São cerca de 300 quilômetros em uma estrada com pouco asfalto, muita terra, areia fofa e buracos.

(Foto: Andrea Marques )
Dunas do Jalapão (Foto: Andrea Marques)

De acordo com o diretor comercial da Bravo Sierra Táxi Aéreo, Mateo Pellizzato, a principal vantagem de fretar um avião para fazer essa viagem é a economia de tempo e o conforto. “Podendo desfrutar de uma bela paisagem, vista de cima, com um serviço de bordo impecável, o turista tem mais tempo para aproveitar o destino, chegando lá com segurança e de forma muito rápida”, explica Pellizzato. 

Além disso, outro ponto importante destacado pelo diretor comercial da empresa é que as aeronaves são todas homologadas e certificadas conforme regulamentação da Agência Nacional de Avião Civil (ANAC) e com autorização para fazer esse trajeto. “Nossos pilotos são profissionais extremamente capacitados e que conhecem detalhadamente a região, podendo, inclusive, no decorrer do voo apresentar os pontos principais da região, como um guia turístico”, explica.

As aeronaves

O pacote aéreo oferecido pela empresa pode ser realizado em dois modelos de aviões, dependendo da quantidade de passageiros. Com capacidade para até 4 pessoas a bordo, mais a tripulação, o Seneca é o mais procurado pelos turistas, por ser um modelo bimotor com bom rendimento e grande autonomia. A outra aeronave é um Chayenne, turboélice com capacidade para 2 tripulantes e 5 passageiros.

Valores

Os valores de pacotes aéreos de Palmas – Jalapão, custam em torno de 30% a mais do que os pacotes terrestres, porém, oferecem um custo x benefício infinitamente maior. “Já tinha visitado a região na minha lua de mel há 8 anos e decidimos visitar novamente o parque em maio deste ano. Para nossa surpresa a agência nos ofereceu essa opção do aéreo e acabamos optando, principalmente, por conta do conforto. A viagem via terrestre é muito cansativa e perigosa. Valeu muito a pena pagar um pouco a mais e fazer a viagem dessa forma totalmente nova e muito mais prática”, conta a médica, Fernanda Matos.

A Bravo Sierra informa que mais detalhes sobre valores de pacotes podem ser consultados com a equipe comercial pelo telefone, pelo email mateobravosierrataxiaereo@gmail.com ou no Instagram @voejalapao.

(Foto: Andrea Marques )
 (Foto: Andrea Marques)

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...