Esporte
Competições coletivas da etapa estadual dos Jets 12 a 14 anos e dos Parajets definem atletas
Atletas da Escola Municipal Anne Frank recebem medalha pela conquista do 1º lugar na disputa do basquetebol
Atletas da Escola Municipal Anne Frank recebem medalha pela conquista do 1º lugar na disputa do basquetebol

As competições coletivas, de 12 a 14 anos, da etapa estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) ocorreram neste último final de semana. Nesta fase, foram definidos os atletas que irão representar o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude e pré-selecionados os participantes das Paralimpíadas Escolares.

Dos Jets, foram realizadas as seguintes competições, com as respectivas classificações nos jogos femininos: Basquetebol, Escola Municipal Anne Frank, de Palmas; Futsal, Escola Indígena Mâtik, de Tocantinópolis; Handebol, Centro Educacional Frei Antônio, de Tocantínia; e Voleibol, do Colégio Dom Bosco Premium, de Palmas.

Já no masculino, foram classificadas as equipes das seguintes unidades escolares por categoria: Basquetebol, Escola Municipal Anne Frank, de Palmas; Futsal, Colégio Estadual Justino de Almeida, de Taguatinga; Handebol, Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Deputado Federal José Alves de Assis, de Araguaína; e Voleibol, Educandário Evangélico Ebenézer, de Gurupi.

Os atletas participantes das Paralimpíadas Escolares serão definidos conforme limite de vagas do regulamento da etapa Nacional e Convocações do Comitê Organizacional Estadual. “Definida a quantidade por vagas, são escolhidos os que obtiveram as melhores classificações entre os que estão selecionados”, explicou a chefe da Unidade Técnica Executiva de Desporto, Cultura e Arte da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Márcia Rezende Silva. As competições dos Parajets ocorreram nas seguintes modalidades:  Atletismo, Bocha e Tênis de mesa.

A chefe da Unidade Técnica Executiva de Desporto, Cultura e Arte também destacou a importância dos Jogos na formação dos jovens atletas. “A educação, esporte, cultura e arte promovem a formação integral dos alunos. E os jogos são uma oportunidade para os alunos vivenciarem experiências culturais, corporais, sociais e emocionais. Ajudam a controlar emoções e respeitar regras”, ressaltou.

Participantes

Esta é a 29ª edição dos Jets e a 9ª dos Parajets. Participaram dessa fase dos Jets 526 alunos da rede pública e privada, de 26 municípios, representando 52 unidades escolares. Já as competições dos Parajets contou com 96 participantes, incluindo alunos, técnicos e acompanhantes, de 15 municípios, representando 34 escolas. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...