Economia
Indústria e Comércio trata da instalação de agroindústrias com a Aprosoja
Foto: José Neto
José Neto

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Ridoval Chiareloto, recebeu eu seu gabinete, na manhã desta terça-feira, 02, os produtores da Associação dos Produtores de Soja do Tocantins (Aprosoja) para tratar da instalação de agroindústrias no Estado.

Além dos incentivos que podem ser oferecidos pelo governo à atividade, os produtores trataram também dos investimentos, tanto em infraestrutura, como no aumento da produção, que precisam ser feitos para que os empreendimentos possam ser viáveis.

Segundo o presidente da Aprosoja, Maurício Bunffon, a associação tem projetos para instalar, aqui no Tocantins, agroindústrias para produção de etanol de milho e para fazer o beneficiamento do algodão. Os projetos ainda estão em fase inicial, mas a meta da Aprosoja é finalizar os empreendimentos num período de dois anos.

“A agricultura e a agroindústria precisam andar juntas, então, estamos buscando viabilizar estes projetos, vendo o que realmente é preciso para instalá-las, já que fomentam a produção e permite que o produtor possa comercializar seus produtos com maior valor agregado”, afirmou Maurício Bunffon.

Na ocasião, o secretário Ridoval Chiareloto destacou que a agrondustrialização da produção se constitui em uma importante alternativa de geração de emprego e renda no meio rural. Ele se colocou ainda à disposição dos produtores para ajudar a viabilizar os empreendimentos. “Agroindústria é uma alternativa econômica para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável, e o Governo do Estado tem interesse em apoiar este tipo de iniciativa”, destacou.

Em relação ao aumento da produção agrícola que permite a agroindustrialização do Estado, Ridoval Chiareloto pediu aos associados que a pauta fosses discutida com o secretário Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado, César Halum.

Já em relação às outras demandas, o secretário esclareceu que são pautas que devem ser discutidas também em parceria com outras pastas, como Fazenda e Infraestrutura. O secretário pediu ainda que as demandas fossem oficializadas em um documento para ser levado diretamente ao governador.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...