Estado
Corpos de Bombeiros dos Estados da Amazônia Legal unem-se para proteger bioma
Foto: Nielcem Fernandes
Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, coronel Reginaldo Leandro da Silva, | Nielcem Fernandes
Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, coronel Reginaldo Leandro da Silva,

Os comandantes gerais dos Corpos de Bombeiros Militar da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão) celebram um termo de cooperação para a proteção da Amazônia. O acordo terá vigência até 2023,podendo ser prorrogado por mais 4 anos.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, coronel Reginaldo Leandro da Silva, afirmou que o termo de cooperação técnica firma a integração das atividades operacionais das corporações. “Por exemplo, havendo um incêndio florestal em algum dos estados da Amazônia Legal, ou em dois, ou três, os outros Estados farão um trabalho integrado a fim de acabar com os focos de incêndio”, ponderou.

Leandro explica que o termo solidifica o auxílio que cada Estado pode prestar ao outro. “Existem estados que não estão em época de queimada, como o Amapá. Já o Amazonas, Tocantins e Mato Grosso estão. Assim, cada estado pode auxiliar o outro que está em uma situação mais crítica”, destacou o comandante.

O coronel Reginaldo ainda ressaltou que com esta integração, as corporações podem buscar mais recursos que fomentem o combate aos incêndios florestais. “Desta forma, também podemos buscar junto ao Ministério do Meio Ambiente e organismos internacionais por recursos exclusivos para serem aplicados na implementação de políticas públicas de monitoramento no trabalho de prevenção e educação ambiental e também em equipamentos como aeronaves e de combate a incêndios florestais”, finalizou.

Participam do acordo, além do Tocantins, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...