Cultura
‘Mitos do cinema’ conta a história da sétima arte com espetáculo de dança em Palmas
Imagem da notícia

O mágico de Oz, Mary Poppins, Branca de Neve, Flashdance, Zorro e Harry Potter são algumas das produções cinematográficas que compõem o espetáculo ‘Mitos do Cinema’ que será apresentado no Teatro Fernanda Montenegro, nos dias 8, 9 e 10, às 19h em Palmas/TO.

Com 138 bailarinos em cena e uma equipe técnica de mais de cinquenta pessoas, a atração conta a história da sétima arte, desde sua invenção, pelos irmãos Lumière, na França, até os tempos modernos, com as animações em 3D.

No palco, a obra faz uma viagem pelas produções que marcaram a história do cinema com coreografias interpretadas por alunos do Studio Innovare que estudam e praticam diferentes modalidades como ballet infantil e adulto, jazz, dança contemporânea, danças urbanas, hip hop e k-pop.

Segundo a diretora geral da peça, Núbia Falcão, o maior desafio no processo do desenvolvimento e formatação do espetáculo foi transformar o tema ‘cinema’ em uma obra que não fosse apenas uma mostra de dança. 

O objetivo da diretora é que no espetáculo, o público acompanhe a evolução da sétima arte, com pinceladas sobre sua origem, trazendo coreografia de produções cinematográficas que marcaram época e gerações, até sua revolução mais atual, com a animação. Tudo isso, traduzido por meio de performances que fizessem parte de um enredo maior e único, não apenas com apresentações avulsas.

“Estamos contando a história do cinema. São cinco atos, que começam com a criação da sétima arte, iniciando com os filmes de época. O segundo ato engloba produções que marcaram a vida das pessoas, com filmes mais populares dos anos 80. O terceiro ato traz interpretações em dança dos desenhos animados e o quarto retrata filmes baseados em livros. O último ato finaliza o espetáculo mostrando o impacto do avanço da tecnologia no cinema, com o 3D”, explica.

A montagem da peça ocorre há seis meses e os alunos se revezam no palco e participam das coreografias e duetos especiais.

De acordo com Núbia, a escolha do tema veio do desejo de mostrar a influência do cinema na vida das pessoas. Para a diretora, o espetáculo é imperdível.

“Desde criança a gente tem contato com o cinema. Sentava na frente da televisão para ver um filme, acompanhar aquela história. Nos anos 80 tivemos produções que lançaram moda, influenciavam o cotidiano das pessoas, com músicas que fizeram sucesso porque eram trilha sonora de produções cinematográficas. Priorizamos na inclusão no nosso espetáculo, personagens e filmes que nos tocam, nos emocionam. O cinema mexe muito com a gente. Desde adultos às crianças, que são impactadas pelos desenhos e animações. Vamos traduzir isso com a dança. Queremos  levar uma obra emocionante! Não dá para perder”, finaliza.

Os ingressos estão sendo vendidos no Studio Innovare (endereço do Studio) R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia) e a classificação é livre.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...