Economia
Presidente da Adetuc vai ao Jalapão para debater segurança, reabertura e economia
Em cada cidade, Tom Lyra relatou as ações governamentais para minimizar os impactados causados pela pandemia
Em cada cidade, Tom Lyra relatou as ações governamentais para minimizar os impactados causados pela pandemia

A retomada das operações turísticas na região Encantos do Jalapão ainda depende da apresentação de protocolos de segurança em saúde pelos municípios e aprovação do governador Mauro Carlesse. As propostas deverão ser entregues até 30 de junho, conforme orientação do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra. O gestor esteve em Ponte Alta, Mateiros e São Félix do Tocantins, entre os dias 18 e 21, para ouvir as demandas dos representantes destes municípios.

Os encontros presenciais ocorreram após uma série de videoconferências e reuniões com os prefeitos Kleber Rodrigues (Ponte Alta), João Martins Neto (Mateiros) e Marlem Ribeiro Rodrigues (São Félix). Participaram, representantes de cada prefeitura, incluindo prefeitos e secretários municiais, dos conselhos municipais de Turismo, artistas, empresários e moradores, sempre respeitando as regras de distanciamento e uso de máscaras.

Em cada cidade, Tom Lyra relatou as ações governamentais voltadas a minimizar os impactados causados pela pandemia da Covid-19, como a distribuição de cestas básicas à população mais carente e aos profissionais da economia criativa que dependem diretamente do turismo e da realização de eventos para garantir seus rendimentos. Lembrou ainda da abertura de linhas de crédito e microcrédito para socorrer os empresários.

“Os protocolos de segurança devem ser amplamente discutidos e definidos pelos Conselhos Municipais de Turismo; caberá à Superintendência de Turismo alinhar todas as propostas apresentadas para levarmos ao governador Mauro Carlesse”, explicou Tom Lyra, lembrando que a reabertura das operações turísticas poderá ocorrer a partir de agosto, desde que todos os protocolos estejam em acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e corretamente adotados pelos empreenderes da região. “A reabertura deverá ocorrer de forma segura e responsável, visando a recuperação econômica e a saúde dos moradores da região”, ressaltou.

O Jalapão é a região turística tocantinense mais conhecida dentro e fora do Brasil. Sua reabertura está condicionada a protocolos que busquem evitar a entrada de turistas contaminados pelo novo coronavírus, em função das limitações do sistema de saúde e de acesso. Em 2019, o Jalapão recebeu mais de 50 mil visitantes, sendo 35% oriundos de São Paulo, que hoje é o estado com maior número de infectados.

As visitações públicas ao Parque Estadual do Jalapão e à Área de Proteção Ambiental do Jalapão continuam suspensas, conforme o Decreto 6.067, publicado no Diário Oficial de 17 de março.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...