Estado
Instituto de identificação realiza mais de mil atendimentos mensais durante a pandemia do novo coronavírus
Foto: Patrícia de Paiva
Atendimentos são realizados dentro dos rígidos padrões sanitarios de prevenção da Covid-19 | Patrícia de Paiva
Atendimentos são realizados dentro dos rígidos padrões sanitarios de prevenção da Covid-19

Mesmo com os transtornos causados pela pandemia do novo coronavírus, o Instituto de Identificação, órgão vinculado à Superintendência da Polícia Científica da Polícia Civil do Tocantins, tem realizado mais de mil atendimentos mensais, todos realizados por meio do agendamento online no site da Secretaria da Segurança Pública no link Instituto de Identificação Online (https://iito.ssp.to.gov.br/agendamento).

O Instituto de Identificação segue rigorosamente as medidas sanitárias adotadas pelo Governo do Tocantins para conter a expansão da covid-19 e, dessa forma, preservar a saúde da população e de seus servidores. Por isso, desde o início da pandemia, o atendimento passou a ser feito das 8 às 14 horas e com marcação previamente agendada no site da SSP-TO www.ssp.to.gov.br.

Conforme a diretora da Papiloscopia, Naídes César Silva, o Instituto tem feito todo o possível para atender a todos, inclusive pessoas de outras localidades do País que estão vindo para o Tocantins para emitir a carteira de identidade, pois há estados em que o serviço foi suspenso até o próximo ano.

De acordo com o responsável pelo atendimento da sede do Instituto em Palmas, Luiz Antônio Tranqueira, são atendidas diariamente mais de duas pessoas de outros estados vizinhos. Ele conta que as pessoas têm procurado o Instituto, pois em alguns estados o atendimento foi suspenso até o próximo ano.  Ele explica que as pessoas de outras localidades que vêm ao Tocantins para fazer a emissão da carteira de identidade devem antes fazer o agendamento, pois os únicos atendimentos que são realizados sem agendamento é para o grupo prioritário – idosos acima de 60 anos, crianças com menos de dois anos, grávidas e pessoas com deficiência.

Planejamento

A diretora da Papiloscopia explica que o agendamento é fundamental para o planejamento do atendimento da população. “Por meio dele organizamos a estrutura de atendimento necessária para conter o avanço da covid-19, quantidade de pessoas e guichês para realizarem o atendimento dentro do horário definido no agendamento online”, ressalta Naídes ao informar que neste período da pandemia a procura de emissão de documentos aumentou e a capacidade de atendimento foi reduzida para atender às exigências sanitárias. 

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...