Educação
Undime/TO reconhece educação municipal de Porto Nacional como a 3ª melhor do Estado
Foto: Dornil Sobrinho
Prefeito Joaquim Maia torna Educação Municipal referência em todo o Tocantins | Dornil Sobrinho
Prefeito Joaquim Maia torna Educação Municipal referência em todo o Tocantins

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO) reconheceu a gestão educacional de Porto Nacional como a 3ª melhor do Estado, com 88 pontos. Os critérios adotados para a premiação foram: a Instituição do Sistema Municipal de Ensino/Atuação do Sistema, com funcionamento do Conselho; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); Utilização do Conviva; Relatório Memorial de Gestão do Conviva; Busca Ativa - UNICEF (análise de relatório); Plano de Ação de Atividade Remota; e Adesão à Rede Colaboração Tocantins.

A Undime tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social e o fortalecimento do regime de colaboração entre os entes federados.

Rede Municipal de Ensino

O município conta com 29 escolas de educação infantil (CMEI) e de ensino fundamental. Destas, nove são de ensino fundamental, urbanas; oito são CMEIs, urbanos; e 11 são escolas rurais, sendo 10 de ensino fundamental e um CMEI.

No total, 17 unidades escolares foram reformadas até hoje. Destas, 13, são escolas municipais de ensino fundamental e quatro, são Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Duas escolas municipais estão sendo construídas em Porto Nacional e no Distrito de Luzimangues, cada uma com 12 salas de aula. No campo, a Escola Municipal Eulina Braga está sendo reformada e ampliada, e será entregue à comunidade nesta terça-feira, 22.

Investimentos

A educação municipal é uma das grandes prioridades do governo de Porto Nacional. Mais de 7 mil alunos compõem a Rede, muitos desses vindos de escolas particulares da cidade.

Investimentos são feitos continuamente na educação, como a aquisição de literaturas infantis para os CMEIs, mobiliários, aperfeiçoamento da descentralização da alimentação escolar, para evitar o desperdício de alimentos, facilitar o trabalho de manipulação dos mantimentos e garantir o consumo seguro.

Desde 2017, o governo municipal está investindo em equipamentos para as escolas. Já são mais de R$ 3 milhões em aquisições de equipamentos para a reestruturação das Unidades.

Veja Também

De acordo com o relatório apresentado, as receitas totais em 2022 atingiram o montante de...
A capital do estado sofre com onda de violência; 277% de aumento nos dois primeiros meses do ano...
A credencial é a autorização especial para que os veículos conduzidos por idosos ou que os...
O bairro contemplado Vila Azul estará com as ruas interditadas até o dia 11 de março, com as devidas...
O objetivo do encontro foi alinhar as principais necessidades dos municípios tocantinenses, tendo...
Para a vereadora Elaine Rocha o projeto transforma a vida de jovens do município. “O projeto é...
O governador parabenizou o trabalho da Marinha e destacou a contribuição e importância da...
Os dez artigos apresentados como sugestão ao Executivo tratam das novas regras para servidores que...
Para os cidadãos que estão na base de dados de inadimplência da Serasa e que necessitam negociar...
Publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 27, o novo gestor da Secretaria Estadual do Trabalho...